CUT-BA promove mais uma etapa do curso de Organização e Representação Sindical de Base


29/10/2019 - A Secretaria Estadual de Formação e a Secretaria Estadual de Juventude da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) iniciaram hoje em Valente-BA, região nordeste do estado, o II Módulo do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). O curso é destinado à juventude trabalhadora cutista do Território do Sisal e acontece até o próximo dia 31 deste mês na sede da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES). As dirigentes do SINTSEF-BA Erilza Galvão e Celia Souza participam do evento pela Central.

29/10/2019 – A Secretaria Estadual de Formação e a Secretaria Estadual de Juventude da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) iniciaram hoje em Valente-BA, região nordeste do estado, o II Módulo do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). O curso é destinado à juventude trabalhadora cutista do Território do Sisal e acontece até o próximo dia 31 deste mês na sede da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES). As dirigentes do SINTSEF-BA Erilza Galvão e Celia Souza participam do evento pela Central.

O evento tem como objetivo geral promover a formação político-sindical da Juventude Cutista a partir do estudo e reflexão sobre a formação da Sociedade Brasileira, além de atingir a meta do Projeto CUT com a central sindical alemã DGB. Essa parceria busca amadurecer e promover debates com outros jovens e movimentos sociais, formulando propostas para atuar em políticas públicas.

O ORSB é dividido em três módulos, contém temas estruturantes do projeto político e sindical da CUT e tem possibilidade de módulos complementares relacionados às demais políticas da Central. No primeiro módulo do curso, o foco das discussões foi a “Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil”. Nesta etapa intermediária, os participantes se debruçarão sobre o “Novo Sindicalismo e a Fundação da CUT”. Na terceira e última fase, o tema será “Trabalho de Base, Organização e Formação no Local de Trabalho”.

O curso ORSB é uma espécie de “porta de entrada” de lideranças e militantes sindicais nas ações da Política Nacional de Formação cutista. Seu desenvolvimento se dá na perspectiva da Formação Inicial e Continuada, para que, ao final, os participantes sejam capazes de: criar pontes entre passado e presente, produzindo discussão mais crítica da conjuntura; contribuir para tirar o atual véu do espanto diante das investidas da atual maré conservadora em que “surfa” o Brasil (intolerância, violência, despolitização); contribuir para entender e reconhecer as raízes do autoritarismo brasileiro; convidar o trabalhador (a)  para refletir sobre sua própria situação histórica; convidar o trabalhador e trabalhadora a libertar-se das mistificações que lhes são impostas; socializar informações e experiências sobre organização sindical, história do movimento sindical; debater a relação entre demandas dos locais de trabalho e movimento sindical. (com informações da CUT)

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente