COLETIVO DE MULHERES DA CUT-BA REÚNE-SE EM SALVADOR


30/01/2020 - Com o objetivo central de planejar as ações do 08 de março, Dia Internacional da Mulher, mulheres trabalhadoras de sindicatos e movimentos sociais baianos reuniram-se nesta quarta-feira (29/01) na sede da CUT-BA, em Salvador. A Coordenadora de Formação do SINTSEF-BA, Erilza Galvão, representou o sindicato na reunião. A pauta incluiu também análise de conjuntura, a agenda de mobilização das centrais, reformas trabalhista e previdenciária e seus impactos na vida das mulheres, violência, relação com movimentos sociais.

 

Mulheres trabalhadoras de sindicatos e movimentos sociais reuniram-se nesta quarta-feira (29/01) na sede da Central estadual para preparar a mobilização do dia 08 de Março.

As integrantes do coletivo, que representam os sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores e movimentos sociais (além do SINTSEF-BA, representantes de entidades como SINDPREV, SINDOMÉSTICO, SINDAE, SINTSEF, SINDIQUIMICA e do Dandara marcaram presença), trouxeram propostas para fortalecer o calendário de mobilização e construir uma agenda coletiva das mulheres que seja para além de um dia (o 08 de março). Entre as ideias apresentadas está a inserção nos debates do Coletivo 8M, que também está organizando sua participação no 08 de março, e a ampliação do diálogo: com os homens, com a periferia, a juventude… A ideia é socializar informações e documentos que fortaleçam a atuação das mulheres na sociedade.

Para o SINTSEF-BA, o momento político de extrema gravidade, de notórios retrocessos, demanda uma mobilização e luta ainda maiores por parte das mulheres. Mais do que nunca, a hora é de propor o debate, dialogar com vários setores, entender o cotidiano dessas mulheres, bem como o impacto dos discursos conservadores e da ocupação de espaços políticos pelas igrejas evangélicas. É preciso ir às ruas e conversar com o povo, mostrar o quanto a cultura do machismo afeta o cotidiano, está perpassada por relações de exclusão e violência.

Como encaminhamentos centrais, decidiu-se que: 1- As questões/ propostas levantadas na reunião sejam consideradas conteúdo para reflexão/ proposição  no Seminário Planejamento da CUT (que acontece hoje e amanhã, 30 e 31/01); 2- Constituir uma comissão operativa (com diretoras da Executiva da CUT) para construir uma proposta para o 08 de março, a ser apresentada na próxima reunião do Coletivo para apreciação, definição e providências; 3- Essa reunião será proposta a partir do Seminário de Planejamento.

Os desafios se renovam a cada dia e o caminho para a igualdade nas relações de gênero na sociedade contemporânea ainda está cheio de obstáculos. Mas olhando em retrospecto é que se percebe o quanto já avançamos. Através das lutas pelos direitos civis, políticos e sociais das mulheres muitas conquistas foram alcançadas. Por isso mesmo esse trabalho não pode parar e as entidades cutistas, como o SINTSEF-BA, renovam a cada mobilização seu compromisso na defesa de uma sociedade verdadeiramente igualitária, justa e democrática.



SINTSEF

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA, foi fundado em 27 de agosto de 1989 e possui como lema ser: um elo de solidariedade e luta


Contate-nos

Ligue pra gente