Informes Jurídicos

INFORMES JURÍDICOS

14/07/2015
Reorganização – Celso Fernandes é o novo coordenador jurídico do SINTSEF-BA

14/05/2015 – A Coordenação de Assuntos Jurídicos do Sintsef-BA tem um novo dirigente: Celso Fernandes, que já compunha a atual direção do sindicato na condição de Coordenador Adjunto, passa a ser o responsável pelo setor a partir desta data. A decisão foi aprovada em reunião da diretoria realizada na manhã desta quinta-feira, 14, em Salvador. A substituição ocorreu em virtude do afastamento do Coordenador anterior, Carlos Borges, para assumir o cargo de Chefe da Divisão de Desenvolvimento do INCRA/BA.

Celso é servidor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e também Diretor Estadual da Asnab, Associação Nacional dos Empregados da Conab. Há muito contribui para o avanço da luta por mais direitos para os trabalhadores e melhores condições de trabalho. Em sua gestão, ele pretende dar ênfase a uma maior interiorização das ações do setor. “Percebemos que ainda há uma carência de um acompanhamento jurídico mais frequente no interior do estado. Esperamos avançar bastante nesta direção”, afirmou o novo Coordenador.

Outro ponto em que pretende investir é na visibilidade das ações. Informou que fortalecerá a parceria com a imprensa do sindicato para ampliar a divulgação dos temas pertinentes ao setor. “Mas o desafio é grande”, advertiu. “Sabemos que a justiça é lenta e nem sempre responde de forma favorável às nossas demandas. Por isso é importante não perder o foco da luta política, para que as conquistas possam ser alcançadas sem a necessidade de recorrermos ao Poder Judiciário”.

Além de referendar o novo Coordenador Jurídico do Sintsef, a Direção Estadual tratou ainda da Campanha Salarial 2015, com o balanço das atividades já realizadas até aqui; do congresso do Sintsef e a participação do sindicato na Paralisação Nacional do dia 29/05, convocada pelas centrais. Já na próxima semana, dia 19/05, a CUT realiza em Salvador uma Plenária Sindical preparatória para a atividade, às 10h, no auditório do Sindae.

 

Núcleo Nordeste

O Núcleo Nordeste do Sintsef realizará no dia 18/05 às 08h30 uma Assembléia com Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público Federal do Território do Sisal. O evento será realizado no Auditório do Laboratório de Apoio de Serrinha. Na pauta, além da contextualização dos informes da Campanha Salarial 2015, está a agenda de lutas específica do setor.

 

Cultura

Trabalhadores do Ministério da Cultura realizaram assembleia setorial ontem, 13/05, com o Sinstef-BA, em Salvador. Na oportunidade, eles conheceram e avaliaram as ações em torno da Campanha Salarial 2015 do setor público federal. As entidades que representam os interesses dos trabalhadores estão unidas desde meados de 2014 em torno de uma pauta de reivindicações composta por 8 pontos básicos: índice linear de 27,3%; política salarial permanente com correção das distorções e reposição inflacionaria;  data-base em 1° de maio; retirada dos projetos do Congresso que prejudicam os servidores; direito de negociação coletiva (Convenção 151 da OIT); aprovação dos projetos dos interesses dos trabalhadores; isonomia dos benefícios entre os três poderes; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.