Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

16/09/2019
CDE define data do próximo Congresso da CONDSEF/FENADSEF.

16/09/2019 - Entidades sindicais que representam servidores públicos federais das mais diversas categorias tiveram na manhã de sábado, 14, em Brasília-DF, a reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da CONDSEF/FENADSEF. O SINTSEF-BA participou do evento, com a presença de dois de seus dirigentes: Erilza Galvão (Coordenadora de Formação Sindical) e Ubaldo Santana (Coordenador Financeiro do SINTSEF). Além da oportunidade de diálogo entre as entidades sindicais presentes, a reunião foi importante para definir a data para o próximo Congresso da CONDSEF/FENADSEF.

Agendado para 14 e 15 de dezembro, em Brasília, o Congresso envolverá delegações de todos os estados para debate sobre os principais temas de enfrentamento que os servidores e empregados públicos federais devem encarar. O cenário de desmonte, a retirada de direitos e a privatização em massa são alguns de temas que serão discutidos e terão ações planejadas.

Nos próximos dias, edital para participação no Concondsef será divulgado entre seus sindicatos filiados, que deverão convocar assembleias e eleger os delegados representantes das entidades que as representarão em Brasília no fim do ano. Na ocasião, também haverá eleições para definição da diretoria da Confederação e da Federação.

Temas que há muito são discutidos pelas entidades, voltarão ao centro do debate de forma sistemática, no Congresso, atualizados frente à mistura catastrófica de truculência, autoritarismo e incompetência do atual governo e os cada vez mais frequentes ataques à democracia brasileira e às liberdades individuais. Por isso é tão urgente pautar temas como a valorização do serviço público e seus trabalhadores (melhoria das condições de trabalho e salarial do conjunto do funcionalismo), o combate à privatização, ao assédio moral e o combate ao desmonte do serviço público.

Para Ubaldo Santana, a hora é de ampliar a organização e resistir. Frente à crise que só aumenta, com graves consequências para a nação, como a venda de patrimônio para o capital estrangeiro e o desemprego crescente, os trabalhadores são novamente convocados a pagar a conta. A “solução” proposta pelo governo para resolvê-la tampouco é nova: restrição de direitos, avanço das privatizações, corte de verbas públicas e suspensão de investimentos para as áreas mais vulneráveis.

(com informações da CONDSEF/FENADSEF)

ERRATA

A matéria que divulgamos na última sexta-feira informou que aposentados(as) e pensionistas filiados irão se reunir em Salvador, no próximo dia 19, às 09h, na sede do SINTSEF-BA, em Salvador, para eleger seus delegados de base da gestão 2019-2022. A data e as demais informações do evento estão corretas, apenas o dia da semana estava errado: 19 de setembro, data da assembleia, cairá numa QUINTA-FEIRA e não numa quarta, como anteriormente informado. O texto será corrigido no site. Pedimos desculpas por qualquer transtorno.