Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

10/09/2019
Show em prol da 40ª Marcha da Consciência Negra celebraluta antirracista.

(Foto: Ivone Bonfim)

10/09/2019 - Artistas expoentes da música brasileira, comprometidos com o resgate histórico e a luta do povo negro, realizarão um grande show no próximo dia 21 de setembro, às 18h, na Praça Tereza Batista (Pelourinho) em Salvador, em prol da luta antirracista e da 40ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares. Grandes nomes como Margareth Menezes, Roberto Mendes, Juliana Ribeiro, Tonho Matéria e banda Atabasabar confirmaram presença e dispensaram seus cachês. Toda a arrecadação do espetáculo será doada para a realização dos 40 ANOS DA GRANDE MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI - DANDARA DOS PALMARES, realizada anualmente em 20 de novembro, na capital baiana.

Tradicionalmente, a Marcha presta homenagem ao herói e heroína do Quilombo dos Palmares, ZUMBI e DANDARA, e é extensiva aos revolucionários/as das lutas em defesa do povo negro. Este ano, a Marcha homenageará MÚMIA ABU-JAMAL, líder revolucionário negro norte-americano. Abu Jamal foi um ativista dos Panteras Negras, movimento de defesa da população negra na luta contra a opressão e o racismo na década de 60, nos Estados Unidos. Julgado e condenado à morte, é preso político e está encarcerado há 37 anos no estado norte-americano da Pensilvânia. O evento também é um grito em defesa de sua libertação.

A realização do show em 21 de setembro também se dá em função da vontade de homenagear outro grande revolucionário pan-africanista, KWAME NKRUMAH, por ocasião do centenário do seu nascimento. Seu nascimento nesta data no ano de 1909, em Nkroful, Gana, no continente africano, é um fato histórico de singular importância e orgulho para a população negra no mundo. Nkrumah liderou o processo de independência do seu país do jugo da colonização europeia e constituir como criador do Pan-Africanismo, movimento político e ideológico que defende a unidade africana e a solidariedade entre africanos e afrodescendentes em todo o mundo.

Por último, mas não menos importante, o show também celebra toda a trajetória construída pelas organizações da luta negra, atualmente representada pela rede/articulação CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras, entidade parceira do SINTSEF-BA, no momento em que completa 40 anos de (r)existência, contando  com o reforço de investimento, articulado pela COALIZÃO - 40ª Marcha da Consciência Negra.

 

INFORMAÇÕES:

COALIZÃO XL MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA  ZUMBI - DANDARA  40 ANOS

“A luta antirracista é compromisso de todas e todos verdadeiros(as) e revolucionários(as) !!!”

SHOW CONSCIÊNCIA NEGRA !!!

MARGARETH MENEZES                                                                               

                 JULIANA RIBEIRO   

                                    ROBERTO MENDES                                                                                            

                                                   TONHO MATERIA                                                                             

                                                                    BANDA  ATABASABAR

 

Data :21 de setembro de 2019 (sábado)

Local: Largo Tereza Batista (Pelourinho)

Horário: 18:00 horas

Show de abertura: Margareth Menezes

Abertura dos portões:17:00 horas

Contribuição / colaboração com a causa:  Inteira: R$ 40,00 /Meia : R$ 20,00 

VENDA DE INGRESSOS:

· LOJA TELMA ORIXÁS / FINAL DA RUA CARLOS GOMES, EM FRENTE AO POSTO DE COMBUSTIVEL PETROBRAS

· LOJA ARTES DO PELÔ E POUSADA CORES DO PELÔ( LARGO DO PELOURINHO)

· MAGAYVER MOTOR CENTER (DJALMA DULTRA COM LADEIRA DOS GALÊS)

· LOJAS E SITE OLODUM