Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

29/05/2019
SINTSEF-BA participa de Seminário sobre diversidade e convoca para a greve geral do dia 14/06.

29/05/2019 - Nessa quarta, dia 29 de maio, o Coletivo LGBT Flores do Sisal, em parceria com o Instituto Casa da Cidadania, realizará na cidade de Serrinha/BA, o seminário DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO TERRITÓRIO DO SISAL: igualdade de direitos e oportunidades para a população LGBTQI+. O evento aconteceu no auditório da FUNASA como parte das comemorações do Maio da Diversidade.

O SINTSEF-BA Núcleo Nordeste foi uma das entidades convidadas ao evento, que também contou com a participação de outros órgãos e entidades da região, como o Núcleo Regional de Saúde Centro Leste, Base Serrinha, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação de Serrinha, o SINTRAF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Núcleo Regional de Educação 04, o Ministério Público, a Câmara de Vereadores, a UNEB Campus XI, a OAB Subseção Serrinha e o Conselho Municipal de Direitos Humanos.

A realização do evento aconteceu através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a organização TamoJuntas, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, o Núcleo Regional de Saúde Centro Leste, Base Serrinha e a Vereadora Edylene Ferreira.

No Brasil, como em diversas partes do mundo, a ascensão da extrema direita trouxe a reboque políticos populistas que erguem a bandeira do racismo e da intolerância às diversidade sexual e de gênero para esconder sua incompetência e o fato de que não representam os interesses da maioria. O SINTSEF-BA defende políticas de inclusão e educativas que combatam a discriminação e garantam a promoção de direitos para população feminina, negra e LGBT, para ficarmos apenas em três segmentos sociais vulneráveis à violência e à exclusão social. A perspectiva da equidade e da diversidade precisa ser cada vez mais assegurada nas políticas públicas, seja no desenvolvimento das ações, programas, benefícios, serviços e projetos.

O SINTSEF-BA aproveitou o evento para chamar a população para aderir ao 2º Dia Nacional em Defesa da Educação, que acontece nesta quinta-feira, 30, e, todo o país, e a Greve Geral do dia 14 de Junho. Entidades como o SINTSEF-BA e a CONDSEF, bem como a CUT e outras centrais sindicais, estão convocando suas bases para defenderem a educação, como também protestarem contra os alarmantes indicadores do desemprego e a nefasta proposta de Reforma da Previdência, que quer acabar com o direito à aposentadoria.

O projeto de desmonte do Estado e da extinção de direitos adquiridos continua avançando em nosso país. A proposta da Reforma da Previdência é mais um exemplo dessa pretensão. Jair Bolsonaro segue alinhado aos valores mais perversos e antidemocráticos de qualquer sociedade. Sem qualquer projeto político ou proposta para resolver a crise que nos assola, tenta sufocar os sindicatos e destruir a educação pública, com cortes de verbas que inviabilizam o funcionamento das escolas e universidades.

Se aprovada, a Reforma da Previdência impactará direta ou indiretamente na vida dos trabalhadores e seus familiares, agora e no futuro. A pressão popular já derrotou outras tentativas de reformar a Previdência anteriormente e agora não será diferente. Por isso, dia 14 de junho o SINTSEF-BA convoca a sua base para aderir à GREVE GERAL. Vamos seguir unidos e protestar nas ruas: TIREM AS MÃOS DOS NOSSOS DIREITOS!

(informações: Divulgação)