Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

28/03/2019
SINTSEF-BA convoca eleições para o Triênio 2019-2022

28/03/2019 - Foi publicada hoje na edição impressa do jornal Tribuna da Bahia o Edital de Convocação das Eleições Gerais para escolha da nova Direção Estadual e Conselho Fiscal do SINTSEF-BA, efetivos e suplentes, para o triênio 2019/2022. O processo eleitoral acontece a cada 03 anos, com o objetivo de fortalecer a entidade e aumentar sua legitimidade perante a base. Para escolher a gestão do triênio 2019/2022, os filiados deverão comparecer aos locais de votação nos dias 07 e 08 de maio de 2019 na capital e no interior do estado, em urnas fixas e itinerantes.

O edital encaminhado pela Comissão Eleitoral, eleita na última assembleia geral do SINTSEF-BA de 21/03, também fixa outras datas, como o prazo para a inscrição de chapas (período de 08 a 12/04, apenas nos dias úteis, na Secretaria do SINTSEF-BA, em Salvador) e o prazo para apreciação de pedidos de impugnação e registro final de chapas (15/04/2019 e 18/04/2019) (confira a íntegra do edital em anexo).

Como em qualquer eleição, o voto é importante para a representatividade do pleito e para o ato de cada filiado(a) fazer valer seu direito estatutário. Participar ainda é a melhor forma de construir a entidade que queremos: mais livre, forte e democrática. Além disso, é através do voto que a base manifesta o que quer e espera dos seus dirigentes.

É cada vez mais grave a crise do sistema capitalista em níveis nacional e internacional; as grandes empresas e conglomerados econômicos, que dão as cartas na economia mundial, tentam recuperar suas perdas promovendo ataques cada vez mais violentos aos direitos dos(as) trabalhadores(as), aposentados, pensionistas e da juventude. O alvo principal são as importantes conquistas sociais e trabalhistas alcançadas nas últimas décadas.  No Brasil, como em outras partes do mundo, estamos acompanhando a força do neoconservadorismo dos costumes na política e na vida cotidiana, os ataques aos direitos individuais e a própria ascensão da extrema-direita ao poder.

O SINTSEF-BA traz como marcas de sua história a unidade política e a defesa dos trabalhadores e seus interesses. Não por acaso, uma das primeiras medidas do atual governo visa acabar com os sindicatos e dar fim a essa organização da resistência. Mas juntos somos maiores e mais fortes: já resistimos a muitos ataques em nossa existência e certamente venceremos mais outros que temos pela frente, como a luta contra a Reforma da Previdência. Não se isole. Acompanhe o processo eleitoral, vote e fortaleça seu sindicato.