Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

25/03/2019
Conferência Estadual de Formação da CUT-BA reafirma unidade na luta.

25/03/2019 - O SINTSEF-BA participou da Conferência Estadual de Formação da CUT Bahia, no dia 23/3, na sede da CUT Bahia, em Salvador. O evento debateu a realidade dos desafios de cada sindicato e buscou ampliar a concepção de formação de dirigentes, lideranças, militantes e assessorias sindicais para a defesa dos direitos da classe trabalhadora, através do aprofundamento das metodologias de formação de agentes  disseminadores de informações estratégicas da CUT.

Segundo a CUT, representantes de 17 sindicatos do estado potencializaram  a construção, em coletividade, do processo de formação com  as informações e diálogos  realizados no encontro   a partir do entendimento ampliado  do processo, metodologia do Coletivo de Formação e da Escola Nordeste. Assuntos como formas de financiamento, custeio de atividades e políticas da CUT também foram abordados encontro. O evento, de forma democrática, elegeu os representantes que participarão da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT que acontece entre 27 e 31 de maio de 2019, em Belo Horizonte -MG.

O presidente da CUT Bahia, Cedro Silva destacou na mesa de abertura a importância da unidade entre os sindicatos para fortalecer qualquer atividade. “Essa conferência é mais uma etapa dessa luta, da construção de um Brasil para todos que perpassa pelo coletivo de formação de extrema importância na unidade política da CUT”, avaliou.

Rosana Bertotti, secretária de formação da CUT Nacional falou sobre o foco para formação de disseminadores de informações. “Temos que saber o que queremos passar, a concepção do que é organizado nos encontro e  os encaminhamentos que sairão daqui é de extrema importância nesse momento”.

A Coordenadora de Formação do SINTSEF-BA, Erilza Galvão, demonstrou como foram construídas ações do coletivo, reuniões com os sindicatos, oficinas locais onde foram debatidos assuntos como organização sindical, de que forma as entidades podem construir políticas de formação e importância do coletivo de formação nos sindicatos.

A etapa estadual do Encontro foi um desdobramento das atividades por local de trabalho, como a realizada na sede do SINTSEF-BA em 19 de fevereiro, com trabalhadores, dirigentes e lideranças da base do sindicato. Durante o evento no SINTSEF-BA, os participantes puderam discutir temas ligados às transformações tecnológicas por que passa o mundo do trabalho e os impactos que isso vem provocando na vida dos trabalhadores.

(Com informações da CUT BA)