Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

21/02/2019
Oficina da CUT discute Futuro do Trabalho no SINTSEF-BA.

 

20/02/2019 - Trabalhadores, dirigentes e lideranças da base do SINTSEF-BA encontraram-se nesta terça-feira, 19, na sede do sindicato, em Salvador, onde participaram de uma Oficina de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores. A atividade é preparatória e elegeu delegados para a Conferência Estadual da CUT, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de março na capital baiana.

Durante o evento, os participantes discutiram temas ligados às transformações tecnológicas por que passa o mundo do trabalho e os impactos que isso vem provocando na vida dos trabalhadores. A digitalização, a inteligência artificial e a mecanização dos postos de trabalho estão eliminando, por meio da automação, muitos empregos e exigindo do trabalhador investimentos cada vez maiores em qualificação. Ocorre, no entanto, que essa especialização quase sempre não é acessível para trabalhadores de baixa renda, o que os empurra para a informalidade e os subempregos, gerando ainda mais exclusão social.

Não se trata, contudo, de demonizar a tecnologia ou lutar contra o avanço irreversível dessas novas tendências. É preciso preparar os trabalhadores, abrir diálogo direto com a população sobre o tema para, no futuro, lutar por iniciativas que garantam o acesso dos setores mais vulneráveis da sociedade nesse processo.

Além da terceirização, o desemprego e a precarização do trabalho no mundo, a Oficina também abordou o crescimento das forças políticas conservadoras. Em 2018, a intervenção das centrais sindicais garantiu que o Ministério do Trabalho abrisse o debate através do Comitê de Estudos Avançados Sobre o Futuro do Trabalho, que foi criado com este objetivo. No entanto, em 2019, sob o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro, (o mesmo que chegou a dizer em campanha que o trabalhador teria que optar entre ter emprego ou mais direitos) a realidade é ainda mais preocupante, diante da extinção do Ministério do Trabalho e da indefinição das políticas planejadas e executadas pelo órgão.

As contribuições dos participantes da Oficina serão levadas à Conferência Estadual (22 e 23 de março) e à 4ª  Conferência Nacional de Formação da CUT. ( 27 a 31 de maio de 2019 em Belo Horizonte/MG no SESC Venda Nova), que este ano terá como tema  "Somos e fazemos o trem da história”.