Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

24/01/2019
Novo Coordenador de gestão de pessoas do MS garante continuidade das negociações.

24/01/2019 - A CONDSEF/FENADSEF foi uma das entidades presentes na reunião com o novo coordenador de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Ademir Lapa nesta segunda-feira, 21/01. Lapa garantiu a continuidade das negociações e solicitou que as entidades encaminhem até essa sexta-feira, 25, a pauta de reivindicações dos trabalhadores do setor.

No dia seguinte ao encontro, os representantes da categoria reuniram-se na sede da Condsef/Fenadsef, para elaborar esse documento. Expectativa das entidades é assegurar um calendário de reuniões para debater temas pendentes e buscar solução para pontos que afetam o setor. Questões urgentes como o problema no pagamento da insalubridade de alguns servidores já foram informados antecipadamente na reunião da segunda.

Uma Orientação Normativa (04/2018) do governo Temer determinou a elaboração de novos laudos para manutenção dos adicionais de insalubridade, periculosidade, radiação ionizante e raio X. Apesar do ato não determinar a supressão geral e imediata dos adicionais, há relatos de outro ato específico do Ministério do Planejamento deste ano que determinou o cancelamento geral do pagamento dos adicionais com relação a folha de pagamento de janeiro de 2019, caso não sejam elaborados os laudos. O SINTSEF/BA também já tomou conhecimento da questão e já afirmou que adotará todas as medidas cabíveis para solucioná-la e buscar reverter possíveis prejuízos para os trabalhadores. 

Este e outros temas de interesse dos servidores da Saúde estarão na pauta que será entregue até sexta. Há anos os trabalhadores da Saúde debatem nas mesas de negociação do setor temas como reestruturação remuneratória, concurso público para reposição de quadro de pessoal, revisão de valores de benefícios como auxílio alimentação, criação de um comitê para discutir carreira, jornada de 30 horas semanais, aumento da contrapartida do governo nos valores dos planos de autogestão, GACEN, SESAI, e contagem especial de tempo na aposentadoria.

Para a Condsef/Fenadsef a continuidade das negociações é positiva e a expectativa é de que os trabalhos sigam na direção da busca de consensos e encontro da solução de problemas administrativos e do atendimento de demandas urgentes da categoria.

(Fonte: CONDSEF/FENADSEF)