Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

16/01/2019
SINTSEF-BA prepara-se para a tradicional caminhada do Bonfim.

16/01/2019 – Repetindo a parceria de anos anteriores, o SINTSEF-BA junta-se mais uma vez à Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) na próxima quinta-feira, 14, em Salvador, na Lavagem do Bonfim. Com a Central e outras entidades irmãs, o sindicato levará às ruas a pauta de reivindicações da categoria por valorização dos trabalhadores e um serviço público, gratuito, universal e de qualidade. Camisas em quantidade limitada serão distribuídas no local para os filiados. A concentração acontece a partir das 07h, no Comércio, em frente ao Elevador Lacerda. Por conta da participação na atividade, a sede do SINTSEF-BA estará fechada nesta quinta.

Os eixos das últimas campanhas salariais dos servidores públicos federais ainda permanecem em pauta e estarão presentes na festa, como a definição de data-base (1º de maio); política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, entre outros. Assim como a luta por um país mais justo e democrático, contra a perda de direitos trazidos por medidas como a Reforma Trabalhista e a EC95, que cria um teto para os gastos públicos e marcou a mudança de orientação no papel do Estado, que deixa de promover o bem-estar social para priorizar a austeridade à população mais pobre.

A CUT, por sua vez, reforçará a luta contra a Reforma da Previdência entre outras pautas. O Coordenador de Administração do Sintsef-BA, Pedro Moreira, faz um chamado aos filiados ao sindicato e militantes CUTistas para que estejam presentes ao cortejo, levando suas reivindicações às ruas. Para ele, “é uma festa que simboliza o espírito do povo baiano de fé, alegria e descontração”. A luta dos servidores federais é pelo reconhecimento e respeito aos direitos duramente conquistados pela categoria.

Desde 2014 a Festa do Bonfim é reconhecida oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Imaterial da Bahia. Junte-se ao SINTSEF-BA nesta caminhada.