Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

30/11/2018
Coletivo de Juventude da CUT terá pré-lançamento em Salvador nesta segunda.

30/11/2018 - O SINTSEF-BA participa, na próxima segunda-feira, 03, em Salvador, do pré-lançamento do Coletivo de Juventude da CUT, em Salvador. O evento cumpre uma das etapas do projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadoras e Trabalhadores no Brasil, que tem a CUT Nacional como entidade proponente em parceria com a DGB (central sindical alemã).

O encontro também deverá fazer um debate sobre a conjuntura política e a incidência da juventude nela, a partir da importância histórica desse segmento geracional na luta democrática. Pretende-se, dessa maneira, refletir, sobre o momento por que passa o Brasil e apontar ações estratégicas para os jovens no próximo período.

Para a CUT, a juventude é hoje um dos fatores mais importantes para que as entidades possam renovar suas ações, construir novas práticas e, a partir disso, fortalecer cada vez mais o projeto de país que queremos:  soberano, inclusivo e popular, que dialoga com toda a classe trabalhadora.

O projeto de país que a juventude defende se contrapõe ao modelo de desenvolvimento que o governo ilegítimo e seus aliados estão colocando em prática e que é contra a classe trabalhadora. A juventude é a mais prejudicadas com as reformas e medidas que aprofundam o retrocesso como a Emenda Constitucional 95, que limita gastos e investimentos no setor público pelos próximos 20 anos,  com as reformas trabalhista a da Previdência, que vem sendo articulada para votação no próximo ano.

Os jovens brasileiros têm se mobilizado não só nas ruas, mas também nas redes sociais, em defesa dos direitos. Como a CUT, o SINTSEF-BA também destaca a importância da organização interna para o enfrentamento e a resistência, mas também na consolidação da unidade dos movimentos sociais e sindicais. (com informações da CUT)