Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

27/08/2018
SINTSEF-BA COMPLETA 29 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS.

28/08/2018 - Nesta terça-feira, 28 de agosto, o SINTSEF-BA completa 29 anos de resistência, lutas e conquistas. Ao longo dessas quase três décadas, a entidade sempre esteve pautada pelo compromisso com a defesa do serviço público, além da luta pelos direitos dos trabalhadores.

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Democrática dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF), o SINTSEF-BA é parte da história da organização dos servidores públicos, que se uniram para reivindicar a ampliação dos seus direitos à época da Assembleia Nacional Constituinte. Logo em seguida, em 1989, no mesmo ano em que nascia o SINTSEF-BA, pela primeira vez seriam realizadas eleições diretas para Presidente da República após a ditadura militar.

O SINTSEF-BA surge, portanto, nesse cenário de grandes transformações políticas no Brasil. Diferente de outras categorias profissionais, servidores públicos não podiam se organizar em sindicatos. A categoria buscava, entre outras coisas, o direito de sindicalização e livre organização sindical, melhores condições de trabalho, serviço público de qualidade para a população, o direito de greve e isonomia salarial.

Hoje, mais do que nunca, esse compromisso com a luta se faz presente e necessário. Desde a implantação do golpe na democracia em 2016, que afastou a presidenta legitimamente eleita sem ter sido provado nenhum crime de responsabilidade, o Brasil foi profundamente afetado. Como advertimos à época, indo às ruas protestar contra as medidas que levaram ao impeachment, o golpe piorou a vida da parcela da sociedade mais pobre, que mais depende da manutenção e ampliação dos direitos e das políticas públicas. Mais do que uma simples troca de comando político, os destinos de um país foram surrupiados por uma parcela da classe política, do judiciário e da imprensa que quer o poder a qualquer preço.

A elite brasileira ainda tenta de todas as formas retirar os direitos conquistados por nosso esforço e luta. O DIAP já advertiu que o perfil conservador e retrógrado do Congresso Nacional poderá ser ampliado nas próximas eleições pelo aumento das bancadas ruralista, religiosa, empresarial e da bala. Todos nós temos o compromisso de evitar que isso aconteça. São sérios os riscos de retrocesso em relação aos direitos civis e ao serviço público, gratuito e de qualidade que defendemos. Precisamos insistir na luta pela revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos públicos em áreas como Saúde, Segurança, Educação. Os efeitos, que já estão sendo sentidos pela população, sobretudo a mais pobre, tendem a se agravar com o passar do tempo.

Neste momento, é importante não se resignar. Não podemos retroceder. Cabe a nós convencer nossos amigos e familiares a não se deixar enganar por falsas promessas. Tão importante quanto a eleição presidencial será a eleição do legislativo, para deputados e senadores. Os setores mais progressistas da sociedade, que ainda acreditam num país mais solidário, continuam organizando suas forças e o enfrentamento. O SINTSEF-BA reafirma, em seu aniversário, que continuará nessa linha de frente, organizando a luta e defendendo direitos de sua base, por quanto tempo mais for necessário.