Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

03/08/2018
Base do Sintsef-BA aprova participação no Dia do Basta.

10 de agosto é o Dia do Basta

Base do Sintsef-BA aprova participação no Dia do Basta

 

03/08/2018 - Um auditório lotado com representantes da base do Sintsef-BA aprovou, na assembleia geral realizada na última quarta-feira, 01 de agosto, na sede do sindicato, a participação nos atos do Dia do Basta, que serão realizados nacionalmente em 10 de agosto. Em Salvador, a reunião das centrais sindicais baianas, também realizada na quarta-feira, 01, definiu que o ato unificado do dia 10/08 acontecerá na região do Comércio/Cidade Baixa. A concentração será na Praça Cairu, a partir das 09:00, com uma caminhada passando pelo TRT, INSS e Banco do Brasil. Junte-se a esta luta. 

 

Os pontos principais da luta serão:

 

Contra a Emenda Constitucional 95

A Emenda Constitucional 95 congela por 20 anos os investimentos em serviços públicos. Assim, setores como saúde, educação, alimentação, água, previdência social e transportes ficarão sem condições de oferecer bons serviços para os cidadãos. A população deve fazer pressão para que os deputados federais derrubem a EC95.

 

Pela valorização do servidor público

Os servidores públicos são trabalhadores concursados, especializados e comprometidos com prestação de um serviço público de qualidade à população, nas diferentes áreas, visando a construção de um país com igualdade de acesso e oportunidades. Eles têm diferentes deveres e direitos previstos na Constituição, muitos direitos não cumpridos, como os planos de cargos, carreiras e salários; data base; negociação coletiva. As carreiras públicas são a alma de um país e necessitam de valorização e renovação constante, via concursos públicos, com planos de carreiras, cargos e salários que tragam estabilidade profissional e financeira.

 

Contra a comercialização da saúde e o sucateamento do SUS

O Serviço Único de Saúde (SUS) é um dos programas de saúde gratuita mais completos do mundo. Porém, grandes grupos de saúde privada não desejam essa gratuidade para poderem cobrar por serviços de saúde. Assim como empresas terceirizadas se preocupam mais com o lucro do que com o conhecimento dos hospitais, postos de saúde, tratamentos preventivos e histórico dos pacientes. Para conseguirem seus objetivos, patrocinam políticos que forçam o governo a não investir na saúde pública.

 

Contra a privatização de empresas públicas

Para desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida para a população, é fundamental ação do Estado que promova políticas públicas de inclusão, estruturação da cidadania e não um balcão de negócios, gerando lucro para os donos de comércios e mercados, esquecendo-se da população. Empresas públicas como Petrobras, Eletrobrás e Banco do Brasil, construídas com o suor do povo brasileiro para servir a esse povo, não podem ser privatizadas nem virarem peças de jogatina das bolsas de valores.

 

Contra a Reforma Trabalhista

Essa Reforma já vem mostrando seus efeitos através do aumento da precarização do trabalho; da redução de postos de trabalho com carteira assinada; do crescimento da informalidade; da redução dos acordos fechados em negociação coletiva; das dificuldades financeiras das entidades sindicais; da retirada de direitos trabalhistas.

 

Pela Previdência Pública e Aposentadoria Digna

A Previdência Social pertence à sociedade brasileira e foi fundada nos alicerces da solidariedade nacional. Ela reduz desigualdades sociais e regionais, produz vida e dignidade social; sem ela se rompe a vida e vem a morte. Ao longo dos anos, tem sido vítima de ataques que a acusam, injustamente, de responsável pelos rombos nas contas públicas. Os projetos de Reforma, via ajuste fiscal e exclusão social, tem buscado atingir seus pilares: idade, tempo de contribuição e valor do benefício. Piratas sociais, a serviço do sistema financeiro nacional e internacional, tem ojeriza à redução da pobreza, à soberania nacional e à solidariedade entre pessoas e gerações.

 

FÉRIAS 

O assessor de imprensa do Sintsef-BA entrará em férias a partir desta segunda-feira, 06 de agosto. Neste período, a atualização diária do nosso site sofrerá uma pausa. A divulgação das principais notícias de interesse dos servidores seguirá acontecendo pelo Facebook. A atualização diária da página será retomada a partir do dia 05/09. Desde já agradecemos a compreensão de todos que nos acompanham por aqui.