Senado aprova indicação de advogado de planos de saúde para direção da ANS. - Arquivo de Notícias - SINTSEF - Bahia

Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

11/06/2018
Senado aprova indicação de advogado de planos de saúde para direção da ANS.

11/06/2018 - O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 5, a indicação do advogado Rogério Scarabel Barbosa para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  Apesar de manifestações contrárias, Rogério Barbosa,  nome indicado por Michel Temer , foi aprovado com apenas 39 votos favoráveis, menos da metade dos senadores. Barbosa vai substituir José Carlos Abrahão, que antes de ser diretor da ANS era presidente da federação dos hospitais do Rio de Janeiro. Houve resistências à sua indicação, uma vez que ele já atuou em defesa de operadoras de planos de saúde. 

Como em outros episódios desse governo golpista, persiste a sensação de raposa tomando conta do galinheiro: afinal, quem Barbosa irá defender dos desmandos das operadoras de planos de saúde e suas mensalidades estratosféricas? Os usuários ou os empresários a que está vinculado? O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) também já haviam solicitado à Comissão de Ética Pública da Presidência da República a suspensão da sabatina de Davidson Tolentino de Almeida para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ocupando um cargo de confiança no Ministério da Saúde, Tolentino de Almeida teve seu nome citado em uma operação da Lava Jato que investiga irregularidades cometidas por integrantes do PP.

A indicação de ambos foi colocada sob suspeição em vista de seus currículos, inadequados para uma agência que deveria regular a relação entre planos de saúde e clientes. Veja nota do Idec:

‘O Presidente Michel Temer indicou duas pessoas muito inadequadas para serem novos diretores da ANS, a agência que cuida dos planos de saúde. Um deles, Rogério Scarabel Barbosa, é advogado e atualmente defende empresas junto a agências reguladoras, dentre elas a própria ANS. O segundo indicado, Davidson Tolentino de Almeida, estaria envolvido em esquema de corrupção na Lava Jato, conforme noticiado em matéria do Jornal Nacional (TV Globo), ainda em apuração.

Essas nomeações são totalmente inadequadas. Imagine alguém que defende empresas sendo nomeado diretor com função de fiscalizar as mesmas empresas que ele já defendeu? E uma pessoa sobre a qual pairam investigações delicadas?

Nós sabemos que a qualidade das regras feitas por uma agência reguladora está diretamente relacionada a como os diretores dessas agências aceitam ou não a influência das empresas e partidos. Precisamos lutar para que esses cargos sejam ocupados por quem tem conhecimento técnico e compromisso com o interesse público!

Depois de indicados pelo Presidente da República, esses nomes são sabatinados pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, presidida pela Senadora Marta Suplicy e, se forem aprovados, vão para votação no plenário do Senado. (Do Idec e Agência Estado)

Forró da Resistência - Sexta-feira 15/06 - a partir das 16h, na sede do Sintsef-BA

Começou a temporada do licor do amendoim. Está chegando a hora do Forró da Resistência e da Democracia, promovido pelo Sintsef-BA, que acontece no próximo dia 15/06, sexta-feira, às 16h, na sede do sindicato, em Salvador. Após o grande sucesso do forró do Fora Temer, no ano passado, o Sintsef-BA volta a resgatar o espírito dos tradicionais festejos juninos do sindicato, para reunir e animar seus filiados em meio aos tempos de cenários políticos difíceis que sempre marcaram a trajetória de lutas dos trabalhadores do serviço público federal. Com as proximidades das festas juninas e sabendo que os trabalhadores não dispensam um bom forró, o sindicato unirá a festa e a luta para destacar a importância da unidade e da luta por democracia e para garantir eleições diretas e justas para o país. O cardápio terá bebidas e comidas típicas. O arrasta-pé vai rolar até as 22 horas da sexta, numa festa que tem tudo para repetir o sucesso do ano anterior. Junte-se a nós pois a luta também se faz com alegria e confraternização.