Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

26/04/2018
Trabalhadores da EBSERH realizam assembleia nesta sexta, em Salvador.

26/04/2018 - Trabalhadores da EBSERH reúnem-se em assembleia com o Sintsef-BA nesta sexta-feira, às 9h, no auditório da Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador. Na ocasião, eles deverão discutir o andamento das negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. A assembleia também elegerá representantes para Encontro Nacional Setorial dos Empregados da CONAB, EBSERH, VALEC, IMBEL e CEASA Minas que acontecerá no dia 03/05/2018, em Brasília, para debater a seguinte pauta:

·         Informes;

·         Avaliação da Conjuntura Setorial;

·         Pauta de Reivindicação Setorial;

·         Plano de Lutas Setorial;

·         Fundação do Departamento das Empresas Públicas;

·         Acordos Coletivos de Trabalho;

·         Encaminhamentos.

 A Ebserh apresentou proposta de cláusulas sociais do ACT 2018/2019 que deverá ser avaliada em assembleias em todo o Brasil pelos empregados da empresa. A Condsef/Fenadsef entende como positivo o movimento dado pela empresa em direção a um consenso no ACT. Conquistas preservadas também são importantes no processo. Veja aqui ofício da Ebserh e as cláusulas propostas. A data base da categoria permanece em 1º de março. Já sobre as cláusulas econômicas a Ebserh se comprometeu a apresentar proposta até o dia 4 de maio.

A Condsef/Fenadsef lembra aos empregados que sua assessoria jurídica segue cobrando no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que seja pautado o dissídio que deve julgar a pendência de cláusula econômica do ACT em vigência da categoria. O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu um parecer favorável ao processo de dissídio dos empregados da Ebserh onde orienta a aplicação do índice de 4,5% sobre as cláusulas econômicas. O documento foi anexado aos autos do processo que aguarda votação final no TST. A expectativa é de que ainda em maio a categoria tenha uma resposta da Justiça. (com informações da Condsef/Fenadsef).

COMUNICADO

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – SINTSEF comunica que, devido ao feriado de 1º de Maio, não haverá expediente na sede no próximo dia 30/04 (segunda-feira).  Retornaremos às atividades normais em 02 de Maio de 2018 (quarta-feira).