Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

07/03/2018
Sintsef-BA e CUT participam da Marcha das Mulheres nesta quinta-feira, em Salvador.

07/03/2018 - A CUT e suas entidades filiadas, como o Sintsef-BA, unirão forças mais uma vez e convocam suas bases a participarem da Marcha das Mulheres nesta quinta-feira, 08 de março, em Salvador, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher.

O tema deste ano será “Mulheres, resistir e transformar!” e a concentração terá início às 13h na Praça da Piedade, centro da capital baiana. A Marcha busca combater a violência contra mulheres e lutar por mais direitos, além de protestar contra a reforma da previdência.

No último dia 28/02, o Sintsef-BA participou em Salvador da reunião do Coletivo de Mulheres da CUT-BA, formado por dirigentes de diversos sindicatos e federações, para tratar da organização e da participação nas atividades relacionadas ao 8 de Março.

A CUT-BA e suas entidades também estão juntas na Jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e dos Direitos. A Jornada, que teve início no último sábado (24/02) e se encerra no dia 1º de maio, mobiliza entidades de todo o país e tem como principais desafios mobilizar e dialogar com as mulheres e a população em geral, para além do 8 de Março, e denunciar: o retrocesso dos direitos sociais e trabalhistas que impactam principalmente as mulheres; o desmonte das políticas públicas e o avanço do conservadorismo após o golpe parlamentar, jurídico e midiático que derrubou a presidenta Dilma Rousseff sem crime de responsabilidade; o aumento da violência contra as mulheres e a dura perseguição e condenação, sem provas, do ex-presidente Lula.

Além de enfrentarem o estigma da violência, as mulheres são mais exploradas no mercado de trabalho. A pesquisa “O desemprego e a busca por recolocação profissional no Brasil”, divulgada pelo SPC - Serviço de Proteção ao Crédito em fevereiro, demonstra que dos trabalhadores que procuram emprego, 59% são mulheres. São elas, inclusive, que têm maior dificuldade de encontrar trabalho: a média é de 15,25 meses, já para os homens este período é de 12,43 meses. O país fechou o ano com 13,2 milhões de pessoas sem emprego. Se observarmos os trabalhadores(as) subutilizados, este número vai para 26 milhões de brasileiros(as).

A luta por igualdade de oportunidades e respeito também estará presente nas atividades do Fórum Social Mundial 2018, que acontecerá em Salvador no período de 13 a 17/03. O Sintsef-BA é uma das entidades que integram o Coletivo organizador do Fórum na Bahia. O evento espera receber cerca de 90 mil pessoas de entidades sindicais, organizações e movimentos sociais e populares de todo o mundo.

(com informações da CNTSS/CUT)