Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

06/03/2018
Direção do Sintsef-BA traça diretrizes políticas e administrativas para a entidade.

06/03/2018 - A direção do Sintsef-BA reuniu-se pela primeira vez oficialmente este ano nesta terça-feira, 06, em Salvador. A ocasião é importante, pois a diretoria da entidade se reúne apenas algumas vezes por ano, ordinariamente, e é nesse momento que os dirigentes e coordenadores de núcleos aproveitam para se atualizar e discutir pontos relevantes das bandeiras de luta do movimento no Brasil e em cada região do estado.

O objetivo da evento desta terça-feira foi discutir as diretrizes administrativas e políticas do sindicato frente a um cenário de crise severa. A defesa da democracia política será consolidada por meio da continuidade da luta em prol do fortalecimento do Estado; pela preservação da autonomia dos poderes constituídos; aprofundamento do respeito aos Direitos Humanos e incentivos à participação popular para que haja uma reforma política que fortaleça as instituições. Pedro Moreira, Coordenador de Administração do Sintsef-BA, destacou a boa participação dos dirigentes e coordenadores da capital e interior, bem como o reforço no amplo diálogo entre a sociedade e a base. “Queremos, através de parcerias nas lutas dos setores organizados, buscará expandir a formação política e, consequentemente, dar maior consistência à representação popular ; só assim intensificaremos a pressão qualificada sobre o Congresso Nacional para aprovarmos a agenda que desejamos para o país”, explicou.

A participação do Sindicato no 13º Fórum Social Mundial, que será realizado em Salvador na próxima semana, a partir do dia 13 de março, também foi destacada. O Sintsef-BA é uma das entidades que participa do comitê organizador do evento, que já conta com a adesão de centenas de organizações e movimentos sociais e sindicais de todo o mundo. Durante os cinco dias do Fórum, é esperada uma participação de aproximadamente 90 mil pessoas.

De acordo com a organização do FSM, mais de 1300 atividades autogestionadas já foram inscritas, fora centenas de outras que estão sendo organizadas diretamente pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. As principais lideranças sociais e políticas brasileiras vão participar do evento e dezenas de grandes personalidades de todos os continentes já confirmaram presença.

O slogan do Fórum “Resistir é criar, resistir é transformar” indica o tom de resistência do evento contra a retirada de direitos, ataque a democracia e o estado de exceção.

ASSEMBLEIA DA SAÚDE

Na próxima terça-feira, 13, o Sintsef-BA realizará uma assembleia com sua base da saúde, em Salvador. O evento começará às 09h no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Rua Carlos Gomes, 95, Centro) para discutir e encaminhar demandas relativas aos reajustes abusivos dos Planos de Saúde de Autogestão, como a Capesaúde e a GEAP.

PÊSAMES

O Sintsef-BA informa com grande tristeza o falecimento de sua funcionária Maria Auxiliadora Ramos de Oliveira. Cida, como era conhecida, trabalhava no Núcleo Sul, em Itabuna, e na última sexta-feira, 02/03, não resistiu às complicações do câncer que a acometia. Nossos mais sentidos pêsames a todos seus familiares e amigos.