Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

10/01/2018
Fé na luta CUT e Sintsef-BA preparam-se para a tradicional caminhada do Bonfim.

10/01/2018 – Repetindo a parceria de anos anteriores, o Sintsef-BA junta-se mais uma vez à Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) na próxima quinta-feira, 11, em Salvador, na Lavagem do Bonfim. Junto à Central e outras entidades irmãs, o sindicato defenderá a Justiça, Direitos e Democracia, além da pauta de reivindicações da categoria por valorização dos trabalhadores e um serviço público, gratuito, universal e de qualidade. A concentração para a atividade acontece a partir das 7h, em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia. Por conta da participação na festa e das dificuldades de locomoção na cidade, a sede do sindicato estará fechada amanha, retornando ao expediente normal no dia seguinte, a sexta-feira, 12.

Os direitos já conquistados e aqueles ainda não atendidos pelo governo tampouco serão esquecidos durante o percurso. Os eixos das últimas Campanhas Salariais dos servidores públicos federais ainda permanecem atuais e estarão presentes, como a definição de data-base (1º de maio); política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, entre outros.

A CUT, por sua vez, reforçará a luta pela revocação da Emenda Constitucional 96 (EC 96), que limita os gastos públicos. Promulgada em meados de dezembro do ano passado a EC 95/16 tem recebido pouca atenção com tantos bombardeios nos direitos dos trabalhadores provocados pelas reformas Trabalhista e da Previdência. Seus efeitos perversos têm sido pouco debatidos e muitos especialistas alertam que se a emenda que congela investimentos públicos pelos próximos 20 anos não for derrubada será inviável governar o Brasil. Não há possibilidades de nenhum projeto político ser conduzido, nem sequer o mais neoliberal e que imponha ao máximo uma proposta de Estado Mínimo.

A emenda engessa tanto que promove um obstáculo quase intransponível e asfixia as chances de recuperação do País a curto, médio e longo prazo. Para a CUT, é um experimento fadado ao fracasso, pois não há precedentes em nenhum país . Por isso a revogação imediata, a derrubada dessa emenda constitucional é primordial para que tenhamos chances de nos recuperar da crise em que estamos mergulhados.  

O Coordenador de Administração do Sintsef-BA, Pedro Moreira, faz um chamado aos filiados ao sindicato e militantes CUTistas para que estejam presentes ao cortejo, levando as bandeiras de lutas às ruas. Para ele, “é uma festa que simboliza o espírito do povo baiano de fé, alegria e descontração”. O Sintsef-BA aproveita esse momento para colocar nas ruas as suas principais reivindicações. “A luta dos servidores federais é pelo reconhecimento e respeito aos direitos duramente conquistados pela categoria”, explica Pedro.

Desde 2014 a Festa do Bonfim é reconhecida oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial da Bahia. Junte-se ao Sintsef nesta caminhada.