Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

21/11/2017
Sintsef-BA realiza assembleia em Canudos nesta quarta-feira, 22.

21/11/2017 - O Sintsef-BA realiza mais uma assembleia com sua base no interior do estado. Desta vez, o encontro será com os trabalhadores de Canudos e região, nesta quarta-feira, 22, às 09h30, no auditório do DNOCS. Na pauta, os informes da categoria, uma análise da conjuntura atual, com os desafios e oportunidades apresentados para os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público, além de assuntos judiciais.

Os dois principais fóruns que representam o conjunto de servidores federais (Fonasefe e Fonacate) promovem na próxima semana uma jornada de lutas em Brasília nos dias 27, 28 e 29. No dia 27 as entidades participam da audiência pública “O serviço público que queremos” onde um documento será entregue a lideranças da Câmara e do Senado exigindo o não prosseguimento e aprovação de projetos que atacam os servidores. Ênfase para a MP 805/17 que já será alvo de ações judiciais, PLS 116/17 que facilita perseguições políticas a servidores prevendo demissões e a reforma da Previdência.

No dia 28 um ato com caravanas de servidores de todo o Brasil deve acontecer. Enquanto no dia 29 os servidores vão ao Judiciário onde entregam ações promovidas pelas entidades sindicais nos estados. Além disso, as entidades devem entregar um memorial no Supremo questionando a constitucionalidade da EC 95/16 que prevê congelamento de investimentos públicos por pelo menos vinte anos. Essa emenda engessa o setor público, com isso o Estado nega acesso e atendimento público de qualidade à população que dele depende e tem direito.

Na última sexta-feira, o Sintsef-BA caminhou ao lado de centrais sindicais e movimentos sociais e populares, em uma grande Dia Nacional de Mobilização que reuniu milhares de pessoas nas ruas, que promoveram manifestações em várias cidades brasileiras. A mobilização popular protestou contra o Golpe, contra o ajuste fiscal, contra as reformas Trabalhista e da Previdência e em defesa dos direitos, da democracia e de uma outra política econômica.

"Estamos unidos com a CUT e a Condsef nessas frentes de luta", afirmou Ubaldo Santana, Coordenador do Núcleo Nordeste do Sintsef-BA. "A classe trabalhadora não aceita as reformas e ataques a direitos desse governo golpista e corrupto. Lutaremos até derrotá-lo, com o apoio das bases, nos locais de trabalho e nas ruas, pressionando o Congresso para revogar todas essas medidas antidemocráticas".

(com informações da CONDSEF)