Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

20/11/2017
20 de novembro – Zumbi permanece como símbolo da luta por direitos e contra a opressão.

No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o Sintsef-BA mais uma vez une sua voz à das entidades representativas da população afrodescendente brasileira, na luta contra a discriminação e para fazer com que a sociedade reflita: é preciso acabar de vez com a violência racista! Além das graves problemas sociais enfrentados pela população negra, que sofre com o desemprego, o subemprego, a falta de moradia, os péssimos serviços de saúde e educação, a falta de oportunidades e do preconceito e discriminação racial em todos os níveis, persiste em vigor um projeto de extermínio por parte do Estado Brasileiro também através de suas polícias.

Já em 2015 um relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens (CPIADJ) comprovava o que os movimentos sociais há muito denunciavam: o homicídio continua sendo a principal causa de morte de jovens negros, pobres, moradores da periferia dos grandes centros urbanos e também do interior do Brasil. Umas das constatações do relatório é que, a cada 23 minutos, um jovem negro, entre 15 e 29 anos, é assassinado no Brasil. A taxa de homicídios entre jovens negros é quase quatro vezes maior em relação aos jovens brancos assassinados.

Mais do que nunca, setores mais retrógrados da sociedade, representados pelo atual governo golpista de Michel Temer e seus aliados, continuam agindo no sentido de não alterar este quadro assustador e impedir o avanço de politicas públicas e de reparações para o povo negro brasileiro. São os mesmos setores que defendem a prática do trabalho escravo em propriedades rurais do agronegócio; tentam a todo custo manter os próprios privilégios, acabando com a bem sucedida política de Cotas nas universidades brasileiros e barram as titulações dos Territórios Quilombolas.

Contra isso nos insurgimos. Ao lado de entidades como a Condsef e a CUT, o Sintsef-BA luta pela construção da democracia e de um projeto de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade, justiça e igualdade racial, de gênero e combate o racismo para o Brasil.

Neste dia 20 de novembro, celebramos a luta e a história de Zumbi dos Palmares, herói negro do tempo da escravidão, criador do célebre quilombo dos Palmares, foco principal e fundamental da resistência negra no Brasil. Zumbi é o símbolo da luta contra o regime escravista e da consciência negra de homens e mulheres, em busca da liberdade e da construção de uma nação.

 

***

CONVOCATÓRIA

ASSEMBLEIA GERAL - NÚCLEO NORDESTE

DATA – 22 de novembro de 2017 (quarta-feira)

HORÁRIO – 09h30min

LOCAL: Auditório do DNOCS em Canudos

PAUTA:

1. Informes;

2. Conjuntura Atual:

3. Assuntos Judiciais