Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

19/10/2017
Outubro Rosa: Sintsef-BA reforça alerta sobre importância da prevenção.

19/10/2017 - No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, o Sintsef-BA reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que também é o foco da campanha internacional Outubro Rosa. A mobilização mundial também chama a atenção para dados alarmantes. No Brasil, a cada 100 mil mulheres, 56 correm o risco de ter a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Até o final do ano, são esperados 1.020 novos casos em todo o País.

O tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano no País. Em 2016, 15.403 mulheres morreram por conta do câncer de mama no Brasil. Como em anos anteriores, o Sintsef-BA agendará em breve uma atividade para debater o tema. Assim como enfatiza a importância da mulher conhecer sua mama e ficar em alerta a qualquer alteração suspeita, a atividade visa conscientizar e disseminar informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

O cuidado precisa ir além do mês de outubro e estender-se durante o ano todo. O câncer não é uma sentença de morte, mas o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais. Além das mulheres, ele atinge também os homens. Fatores ambientais e comportamentais, história reprodutiva, hormonal e fatores genéticos e hereditários aumentam os riscos.

O “Outubro Rosa” é uma ação internacional que começou na década de 1990 para estimular no combate à doença. Anualmente, as atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações, colaborando para a diminuição da mortalidade.