Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

28/08/2017
Sintsef-BA faz 28 anos e reafirma seu compromisso de luta.

28/08/2017 - Nesta segunda-feira, 28 de agosto, o Sintsef-BA completa 28 anos de fundação. O sonho tem um nome, tem uma história, tem uma alma, mas tem muitas caras. Como convém ao aniversário de uma entidade como a nossa, que não se construiu e nem se mantém sozinha, os cumprimentos são extensivos a todos e todas que ajudaram a erguê-la. Filiados, dirigentes atuais e do passado, funcionários, colaboradores, e, não menos importante, entidades parceiras e aquelas a quem o sindicato é filiado. Estão de parabéns por fazerem parte desta caminhada vitoriosa.

 

Para além das dificuldades cada vez mais imperiosas, impostas pelo cotidiano desafiador do Brasil neste cenário pós-golpe, faz-se necessário resgatar a importância de nossa entidade, que representa e luta por melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus filiados. A História nada mais é que a construção ordenada da memória e consolidação das lutas, a memória das experiências e das lições aprendidas, referência e porto de reflexão.

 

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF/FENADSEF), o Sintsef-BA integra a história da organização dos servidores públicos, que se uniram para reivindicar a ampliação dos seus direitos à época da Assembleia Nacional Constituinte.

 

Fruto da ideia obstinada de um grupo de servidores que acreditaram no poder das lutas sociais e políticas, o Sintsef-BA nasceu em 1989, num momento de grandes transformações no Brasil. Diferentemente de outras categorias profissionais, servidores públicos não podiam se organizar em sindicatos. A categoria buscava, entre outras coisas, o direito de sindicalização e livre organização sindical, melhores condições de trabalho, serviço público de qualidade para a população, o direito de greve e isonomia salarial. Os três últimos pontos de pauta seguem atuais.

 

Passadas quase três décadas, “apesar dos castigos, estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos”, como diz a canção. Por isso, importa aqui ressaltar a luta presente tanto quanto falar do passado. A energia que move o Sintsef-BA sempre foi no sentido de defender os alicerces de estabilidade para o serviço público e seus trabalhadores, nossos filiados. Melhores condições de trabalho e emprego, uma remuneração adequada, qualificação profissional, políticas públicas capazes de garantir a prestação de serviços públicos, gratuitos e de qualidade nos moldes que a sociedade deseja e merece.

 

Hoje, não festejamos apenas o aniversário do sindicato. Celebramos as histórias que fortaleceram nossas estruturas: das greves e mobilizações, das manifestações de rua, das assembleias gerais e por local de trabalho, dos encontros nacionais, das lutas ganhas… Celebramos a memória de bravos companheiros e companheiras que já nos deixaram e também a das lutas perdidas. Tudo isso com a consciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para avançar.

 

A sabedoria popular diz que há duas formas de levar a vida: a do conforto e a da luta. Nosso caminho sempre foi o último: esta entidade é de luta. Por isso, ao comemorarmos mais um ano de existência do Sintsef-BA, é também reafirmar o nosso compromisso de seguir em frente, defendendo os direitos da categoria que representamos.

 

Para isso, esperamos contar cada vez mais com o seu apoio e sua participação. Só a organização e unidade na luta garantirão a proteção necessário contra os percalços que a conjuntura anuncia. E este trabalho se faz no combate diário! Estamos preparados: junte-se a nós para escrever as páginas de um novo futuro, mais justo e solidário.

 

Pêsames

 

O Sintsef-BA informa com pesar o falecimento do companheiro Gerson dos Santos Dias, servidor da AGU-BA. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira, 28, no cemitério Bosque da Paz, em Salvador. Também estende sua solidariedade ao servidor Justino A. de Jesus, servidor da CONAB, cuja esposa foi uma das vítimas do trágico acidente envolvendo a embarcação Cavalo Marinho I na Bahia de Todos os Santos, região de Mar Grande, Ilha de Itaparica, na última quinta-feira. Nossos mais sentidos pêsames a todos os familiares e amigos.