Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

25/08/2017
Audiência pública discutirá retirada de direitos e luta por igualdade.

25/08/2017 - O Fórum Municipal da Sociedade Civil de Serrinha-BA convida para a Audiência Pública que será realizada na Câmara de Vereadores do município, na próxima quarta-feira, 30/08, às 09:00 horas. O Núcleo Regional Nordeste do Sintsef-BA é uma das entidades que compõem o Fórum.

O evento integra a programação do Agosto da Igualdade e debaterá o tema: “A retirada de direitos e os impactos no mundo do trabalho, com recorte de gênero, raça, etnia e luta de classes”. Palestras sobre a questão serão ministradas por ERILZA GALVÃO (Coordenadora de Formação do Sintsef-BA e Secretária de Gênero, Raça, Etnia e Opressões da Condsef/Fenadsef) e GINALVA CARVALHO (Professora do Instituto Federal Baiano do Campus de Serrinha e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI).

No dia seguinte, 31/08, das 09h às 12h, no Auditório do Laboratório de Apoio do NRB da Saúde em Serrinha (EX - FUNASA), a Direção do Sintsef-BA participa de uma Roda de Conversa sobre o mesmo tema, também com a presença de Erilza Galvão, além dos coordenadores Edvaldo Pitanga Coordenador Geral do Sindicato, Antonio Capila, Coordenador de Políticas Sindicais, e Ubaldo Sant'Anna, Coordenador do Núcleo Nordeste.   

A promoção da igualdade precisa ser um dos eixos estruturantes das políticas de Estado. O racismo, o sexismo e a discriminação racial e de gênero incidem de formas diferenciadas na sociedade, expressando sua perversidade e subordinando as pessoas. Por isso, propomos que as ações sejam encaminhadas através de políticas públicas estratégicas e articuladas dos órgãos de todas as esferas de governo, visando à redução das desigualdades.

O Agosto da Igualdade é uma iniciativa das entidades e movimentos sociais que propõe uma série de debates na sociedade com foco na celebração, valorização e resgate histórico da memória da Revolta dos Búzios, seus heróis e heroínas. O objetivo é refletir sobre questões que afirmem a importância das lutas por igualdade, a valorização do patrimônio afrobrasileiro, entre outras.

A Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, foi um movimento revolucionário baiano pela república democrática e abolição da escravidão. Trata-se de uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, que exigiam direitos humanos e igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros.

Venha lutar conosco. Participe e contribua para este debate tão importante.

***********

30/08/2017 - Quarta-feira

Audiência Pública “A retirada de direitos e os impactos no mundo do trabalho, com recorte de gênero, raça, etnia e luta de classes”

Local - Câmara Municipal de Serrinha - BA (Av. Dep. Manoel Novaes, 759 - Centro, Serrinha – BA).

Horário - 09:00 às 11h30h

Palestrantes:

- Erilza Galvão (Coordenadora de Formação do Sintsef-BA e Secretária de Gênero, Raça, Etnia e Opressões da Condsef/Fenadsef); 

- Ginalva Carvalho (Professora do Instituto Federal Baiano – IFBaiano - do Campus de Serrinha e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI do Instituto).

************

31/08/2017 - Quinta-feira

Horário: 09h às 12h

RODA DE CONVERSA

PALESTRANTES:

Edvaldo Pitanga - Coordenador Geral do SINTSEF/Bahia

Erilza Galvão – Coordenadora de Formação do SINTSEF/Bahia

Antônio “Capila” Sobrinho – Coord. de Política Sindical do SINTSEF/Bahia

PAUTA: 

•Política Neoliberal;

•Retirada de Direitos: O Que Fazer?

Local: Auditório do Laboratório de Apoio do NRB da Saúde em Serrinha (EX - FUNASA)