Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

31/07/2017
Participação social - Sintsef-BA participa da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

31/07/2017 - O Sintsef-BA convida a sua base a participar da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu/Ba), cuja abertura acontece logo mais, às 17h, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. O evento será realizado até o dia 02/08 no mesmo local e tem como tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. O Sintsef-BA estará representado por suas dirigentes Erilza Galvão e Leonídia Fernandes e  Maria Lucilene Felix,

A expectativa do Conselho Estadual de Saúde - Bahia (CES) é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.

A CESMu/Ba já passou pelas etapas regionais, que discutiram os assuntos que compõem os eixos temáticos do evento. O primeiro eixo é sobre "O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres"; o segundo trata do "Mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres"; já o terceiro eixo discute "Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres". Finalmente, o quarto discorre sobre "Políticas públicas para as mulheres e a participação social".

A 1ª CESMu-Bahia é uma etapa da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que também acontecerá em 2017 e tem por objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).  (Fonte: CES)