Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

28/07/2017
Transporte, pré-escola e alimentação - Governo quer limitar cesta de benefícios de trabalhadores do Executivo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

28/07/2017 - Não contente em promover as reformas que promovem o retrocesso, o governo golpista acena com mais uma dura medida que retira mais direitos dos trabalhadores no intuito de garantir dinheiro em caixa para cobrir o rombo dos gastos com a compra de votos no Congresso para salvar a pele de Michel Temer. Notícia veiculada pelo Jornal O Estado de São Paulo desta sexta-feira informa que o governo prepara uma revisão nas regras de concessão de auxílios para os servidores públicos do Executivo. Esses benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio pré-escola e auxílio transporte, que já estão muito aquém das reais necessidades da maioria dos trabalhadores do Executivo, poderão encolher ainda mais.

Segundo o jornal, a medida faz parte da estratégia do governo para reduzir as despesas e melhorar o resultado fiscal em 2018. A política orçamentária, mais uma vez, privilegia o mercado financeiro, e, como consequência, provoca o desmonte dos serviços públicos essenciais em diversas áreas como educação, saúde, cultura, desenvolvimento regional etc. A reboque desta lógica perversa, percebemos também um menosprezo do governo para com as demandas dos servidores públicos, sejam eles da ativa, aposentados e pensionistas, em um claro prejuízo dos direitos dos trabalhadores.

Organizada nos sindicatos como o Sintsef-BA, a categoria, com o apoio essencial de outras entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), têm resistido bravamente a esse processo. Para o Sintsef, a garantia de um Estado democrático e comprometido de fato com as causas sociais passa, necessariamente, pelo resgate da dignidade dos servidores públicos. Por isso, reafirmamos nossa disposição de lutar e nosso compromisso com os serviços públicos de qualidade, aos quais sempre aspiramos e pelos quais nos empenhamos.

Os trabalhadores da base da Condsef, mesmo lotados em setores importantes para a manutenção da soberania e desenvolvimento do país e já sofrendo com os mais baixos salários entre os Três Poderes, precisam, mesmo, é de mais valorização, investimento e de isonomia com os demais setores dentro do próprio Executivo. Estas discrepâncias de tratamento causam, entre outras coisas, grande desmotivação e evasão de servidores.

Por isso, não podemos permitir que direitos históricos continuem sendo confiscados à mercê dos interesses de um governo ilegítimo. O compromisso do Sintsef-BA é manter acesa a chama da defesa do ideal de um país mais democrático, justo e solidário, com a manutenção e a ampliação de nossas direitos. Mas isso só será conquistado à custa de muita organização e participação nos movimentos. Esta luta é de todos nós!