Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

27/07/2017
Dia Nacional de Paralisação - Trabalhadores da EBSERH paralisam atividades por negociação do ACT

27/07/2017 - Trabalhadores da EBSERH enfrentaram a chuva e o frio da capital baiana e protestaram, ontem, por uma resposta da empresa à pauta apresentada pela Condsef/Fenadsef ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 e não cumprimento de algumas cláusulas do ACT anterior. Com a participação do Sintsef-BA, unidades como a Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador, aderiram ao Dia Nacional de Paralisação definido na última plenária nacional da categoria.

Na terça-feira, 25, a Condsef/Fenadsef atendeu a um convite da Empresa, sem pauta prévia e definido na própria véspera da mobilização nacional. Ainda assim, a representante informou que a reunião não tinha caráter de negociação e buscava apenas uma justificativa da paralisação. Segundo comunicado divulgado pela Confederação, a representante da EBSERH informou, ainda, que embora não fosse essa a posição da empresa, a SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) teria posição firmada de reajuste zero para a categoria e que a empresas é contra vários pontos da proposta de ACT apresentada em janeiro.

A Condsef solicitou que os termos da empresa fossem formalizados e agendou duas novas reuniões: uma para o dia 02/08 (só para encaminhamentos) e a outra com a Comissão de Negociação para o dia 15/08. Para a Confederação, ficou claro que a EBSERH não tem proposta de reajuste para seus empregados neste ano, o que só reforça a necessidade de ampliar a mobilização da base.