Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

19/07/2017
Saúde - Reunião da Mesa do SUS acontece nesta quinta-feira, em Brasília

19/07/2017 - Acontece nesta quarta-feira, 19, mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permamente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS). O Sintsef-BA e a Condsef/Fenadsef estarão representados nesta etapa por José Ubaldo Santana, do Núcleo Nordeste do sindicato, servidor do Ministério da Saúde. As entidades já contribuem para este debate e têm representação assegurada no Fórum.

A Mesa é um fórum paritário e permanente de negociação, que reúne gestores públicos, prestadores de serviços privados da saúde e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores da saúde. Em 2017, a MNNP-SUS comemora 14 anos de trabalho ininterruptos pela democratização das relações de trabalho no SUS.

O SUS surgiu inserido no processo de redemocratização do Brasil e por isso a sua defesa é tão importante, por expressar fortemente em seus princípios os valores democráticos. Um dos seus fundamentos essenciais é a participação exercida através do controle social, atuando para fiscalizar e aprimorar o sistema. Para as entidades que participam das discussões, a promoção do debate público sobre as políticas de saúde garante voz ativa aos diferentes setores da sociedade na defesa de suas necessidades e interesses.

É preciso contrapor os interesses do governo golpista, que, através de medidas como a limitação de investimentos públicos pelos próximos vinte anos, aprofundará o desmonte na saúde. O discurso hegemônico dos veículos de comunicação está voltado quase que exclusivamente para a desqualificação da saúde pública, favorecendo empresas que atuam cotidianamente na desqualificação do serviço público e têm interesse na privatização da saúde e na afirmação dos valores do mercado.

Para José Ubaldo Santana, a luta por uma mudança deste cenário avançará com a democratização deste setor, garantindo a diversidade, ampliando os espaços de debate público e favorecendo o controle social e o desenvolvimento do SUS.

Reunião Ampliada do FONASEFE

Nos próximos dias 04, 05 e 06/08 acontecerá em Brasília a Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (FONASEFE). O encontro contará com a participação de cerca de 600 dirigentes sindicais das entidades filiadas ao Fórum (entre elas a Condsef/Fenadsef) e busca ampliar o debate para luta contra o desmonte do serviço público formatado pela edição da Emenda Constitucional N. 95/16; Reforma Trabalhista (terceirização); Reforma da Previdência (com foco no Regime Próprio). Também tem como objetivos promover avaliação política do atual cenário indicando perspectivas futuras; Promover o debate político e técnico qualificado dos impactos que podem decorrer das mudanças legislativas em questão a fim de traçar estratégias eficientes de enfrentamento e promover a unidade de ação na defesa dos servidores e da melhoria de qualidade dos serviços públicos para a população. Confira a programação:

- 04/08 - sexta-feira

 19h-22h – Análise de conjuntura

Mesa com representantes das seguintes entidades: CSP-Conlutas, ANDES-SN, CONDSEF, Sindireceita e FENAJUFE

 - 05/08 – sábado

 9h-13h – Painel 1

- Emenda Constitucional 95/2016 e seus impactos no Serviço Público.

Exposição: DIEESE

 - O Estado mínimo e desmonte do Serviço Público.

Exposição: ASSIBGE

 - Defesa dos direitos dos servidores e dos serviços públicos.

Exposição: SINASEFE

 - Campanha Salarial

Exposição: CONDSEF

 13h- 14h – Almoço

 14h-16h – Painel 2 – As Reformas e seus impactos no Serviço Público

- Reforma Trabalhista e terceirização.

Exposição: ILAESE

 -  Reforma da Previdência

Exposição: FENASPS (Luis Fernando ou Sara Graneman)

 - PLS 116/17

Exposição: Fenajufe

 16h – Coffe-Break

 17h-20h – Grupos de Trabalho – Debates e estratégias de enfrentamento.

 06/08 – domingo

 9h-13h – Apresentação dos trabalhos em grupo e encaminhamentos