Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

17/07/2017
Desenvolvimento rural sustentável - Sintsef-BA participa das comemorações dos 47 anos do INCRA

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) comemorou 47 anos de existência no dia 09 de julho. Em Salvador, o aniversário foi celebrado na última quinta-feira, 13. A Coordenadora de Saúde do Trabalhador, Maria Lucilene “Lucinha” Felix, representou o sindicato no evento comemorativo. “Os 47 anos do INCRA representam a persistência das lutas sociais, da união de esforços dos seus trabalhadores e trabalhadoras, que precisam ser cada vez mais valorizados”, pontuou.

Desde 2016, medidas empreendidas pelo governo golpista de Michel Temer promovem o desmonte das importantes políticas sociais conquistadas ao longo da última década. O INCRA, responsável pela demarcação de terras para a reforma agrária, por exemplo, foi transferido do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário para a Casa Civil da Presidência da República.

O INCRA é marcado pelo histórico das lutas pela reforma agrária no país, capaz de reduzir o volume de terras improdutivas nos grandes latifúndios e trazer mais autonomia e renda para o trabalhador do campo. As lutas de seus trabalhadores, representantes sindicais, por mais concursos e mais investimentos não podem ser dissociadas das lutas dos trabalhadores do campo, por um Plano Nacional de Reforma Agrária efetivo.

Essa construção é também coletiva e fortalecida pelas relações com entidades como o Sintsef-BA, a Condsef, a CUT, a Associação de Servidores do INCRA (ASSINCRA) a CNASI e aos movimentos sociais. O foco no desenvolvimento sustentável ainda é importantíssimo no contexto atual. Vivemos um momento triste de nossa história, quando, após o golpe atualmente em curso, o Brasil volta a aparecer no mapa da fome da ONU.

Para Lucinha Felix, o Sintsef-BA partilha a alegria da existência desse órgão por ser referência internacional de soluções em inclusão social, que tanto contribui para o desenvolvimento rural sustentável. Como ela, Argentina Lopes, presidente da ASSINCRA na Bahia e delegada de Base do Sintsef-BA, destaca que a sociedade civil precisa estar atenta para exigir que órgãos estratégicos, como o INCRA, voltem a fomentar políticas públicas no combate às desigualdades sociais, à fome e à miséria. “O INCRA valorizado poderá ser capaz de desempenhar plenamente o seu papel, que é o de garantir a segurança alimentar, criar redes de proteção social e implantar a reforma e o desenvolvimento agrário, fatores importantes para melhorar os atuais indicadores da mortalidade infantil e da desnutrição no país”, lembrou.

Visitas às bases

O Sintsef-BA iniciará, na região Norte, entre os dias 24 e 28/07, o roteiro de visitas às suas bases no interior do estado para reforçar o diálogo com os trabalhadores. Cidades como Juazeiro e do entorno receberão a visita de dirigentes do sindicato e representantes do Núcleo Norte. Na sequência, entre os dias 07 e 11/08, será a vez da região sul. No dia 10/08 haverá a eleição para a nova Coordenação do Núcleo Sul. Com esses encontros, o Sintsef-BA espera discutir a conjuntura e ampliar a conscientização e organização dos trabalhadores em torno do cenário político e econômico cada vez mais sombrio que enfrentamos na atualidade. O Sintsef-BA também participará de duas atividades nacionais promovidas pela Condsef, em Brasília: Encontro Nacional dos Anistiados (28/07/2017) e o Encontro Nacional de Trabalhadores das Empresas Públicas (29/07/2017).