Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

20/06/2017
Mobilização - Assembleia no Sintsef-BA aprova adesão à Greve Geral

20/06/2017 – Os trabalhadores do serviço público federal vão aderir à greve geral do dia 30/06. Em assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira na sede do Sintsef-BA, em Salvador, aprovou e o sindicato irá, novamente, mobilizar a sua base a reagir contra o governo ilegítimo que aí está e seu projeto neoliberal de desmonte do estado e das políticas públicas. Medidas que retiram direitos como a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, mas não só elas, vem sendo impostas à sociedade sob o argumento enganoso de que é preciso cortar investimentos públicos para enfrentamento da crise. Vamos mais uma vez nos unir e promover esse dia de paralisação que pode evitar o retrocesso de toda uma vida.

            Nessa terça-feira, 20, entidades sindicais, representantes da sociedade civil organizada e de todas as centrais promovem um dia de divulgação da Greve Geral do dia 30 de junho. Em Salvador, uma caminhada sairá do Campo Grande, logo mais às 15h. Trabalhadores em todo o Brasil terão a chance de dialogar em seus locais de trabalho a respeito da importância da participação em mais um dia histórico de paralisação de atividades. A expectativa é de que a classe trabalhadora amplie a mobilização e volte a unir ao menos 40 milhões em torno da luta contra reformas da Previdência, Trabalhista, pelo Fora Temer e em defesa de Diretas Já.

            Só uma grande mobilização será capaz de devolver ao povo brasileiro sua democracia e as chances de escolher de forma legítima o projeto político que a maioria da sociedade quer para o País. Cumprindo o que foi aprovado por unanimidade em sua plenária nacional, a Condsef/Fenadsef e todas as suas filiadas participam do esquenta para a Greve Geral com engajamento total.

          Para entidades como a Condsef, o Sintsef-BA e a CUT, servidores públicos não podem abrir mão de participar dessa reconstrução do seus sistema democrático, já que são agentes fundamentais para que o Estado cumpra sua responsabilidade com a população. Unir trabalhadores do campo, da cidade, da iniciativa privada e do setor público é necessário para enfrentar esse cenário de crise política e econômica que segue negativo. Neste 30/06 dia de greve geral, gritaremos juntos Fora Temer e Diretas Já!  (com informações da Condsef)

 

Nota de repúdio

 

O Sintsef-BA repudia a prisão arbitrária, na manhã desta terça-feira, 20, em Brasília, do companheiro Oton Pereira Neves, dirigente do Sindsep-DF, enquanto conduzia uma assembleia na frente do MMA. De acordo com a CUT-DF, que também repudiou a prisão, o agente policial alegou que não poderia haver som na frente de prédio público. Há anos assembleias e até mesmo piquetes de greves são realizadas no local. A manifestação integrava a programação do “esquenta” nacional, uma série de atividades preparatórias para a greve geral do dia 30/06. A ação de chamar as forças policiais contra representantes dos trabalhadores que se manifestam legitimamente contra a perda de direitos têm se repetido nos últimos tempos e infelizmente ilustra bem os tempos autoritários e truculentos que estamos vivendo após o golpe. Aos invés do diálogo, gestores e governantes preferem agir arbitrariamente com o uso da força e os aparatos repressivos do Estado. E tudo isso num país em que o noticiário político passou a se confundir com o das páginas policiais. Acompanharemos de perto o desenrolar dos fatos e não aceitaremos a criminalização das práticas sindicais e democráticas ou de seus representantes.