Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

19/06/2017
Hora da luta - Sintsef-BA realiza assembleia geral com sua base nesta terça, às 9h

19/06/2017 – Nesta terça-feira, 20/06, às 09h, o Sintsef-BA pro-move em sua sede, em Salvador, uma Assembleia Geral dos Trabalhadores do Serviço Público Federal. O objetivo é convocar a categoria para aderir à nova Greve Geral organizada pelas centrais e movimentos populares e sindicais, que será realizada no próximo dia 30/06. Em abril, os trabalhadores atenderam ao chamado do Sintsef-BA e aprovaram a adesão à greve geral histórica contra a terceirização ilimitada e as reformas da previdência e a reforma trabalhista. Apenas a pressão popular da greve e das mobilizações de rua farão com que este governo caia e volte atrás em suas políticas retrógradas. 
Acuado e desacreditado, com altíssimos índices de impopularidade, o presidente ilegítimo segue fingindo governar em um ambiente de normalidade, tentando disfarçar as sucessivas e gravíssimas denúncias de corrupção que têm contra si. Mas convém não se enganar: o imobilismo desse (des)governo é apenas aparente e temporário. O Congresso Nacional, cujo voto da maioria foi decisivo para o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, legitimamente eleita com 54 milhões de votos, segue legitimando e dando suporte às ações de Temer e seus aliados. O objetivo é fazer valer a agenda político-econômica proposta pelo mercado financeiro para o país, e seguir lucrando às custas do sacrifício de toda a população brasileira.
Os ataques são sobretudo, dirigidos a direitos fundamentais da sociedade. Atinge as trabalhadoras e trabalhadores, ativos e aposentados, do setor público e do setor privado. Não leva em consideração a expectativa de vida nas diversas regiões do país (diferenças de até 07 anos), a sobrevida após a aposentadoria, desigualdades regionais e a cruel realidade das mulheres, responsáveis pelos trabalhos domésticos e pela educação dos filhos e filhas. Penaliza ainda mais os setores mais desprotegidos da população.
A PEC 300/2016 (Reforma Trabalhista) institui a jornada de trabalho de até 10 horas diárias e a prevalência do negociado sobre o legislado. Desde o Governo FHC querem alterar a CLT de modo que as convenções e acordos coletivos estejam acima da lei. O que está na lei é o mínimo conquistado com muita luta. O que o Governo Temer e os patrões querem com essa medida é abrir a possibilidade de que os acordos e convenções coletivas estejam abaixo do que é definido por lei. 
Não podemos permitir que esses ataques prossigam. Vamos às ruas no dia 30/06, mais uma vez, e mostrar a esse governo a nossa força e nossa indignação. 30/06 É GREVE GERAL!
 
Diretas Já e Fora Temer
Na última quarta-feira, servidores da base da Condsef/Fenadsef, que representam a maioria do Executivo Federal, aprovaram por unanimidade em plenária nacional a participação da categoria na greve geral da classe trabalhadora no próximo dia 30 de junho. Representantes de dezesseis estados e o Distrito Federal participaram da plenária onde se reforçou a importância de fortalecer a luta contra as reformas da Previdência, Trabalhista e todos os ataques aos direitos da classe trabalhadora. Nas intervenções a luta por Diretas Já e o Fora Temer seguem entre as palavras de ordem. A Condsef/Fenadsef fará um manifesto à suas filiadas destacando a importância da participação de toda a base nessas atividades. A expectativa é mobilizar toda a classe trabalhadora, garantir e ampliar a pressão importante conseguida na greve geral histórica do dia 28 de abril.
 
Plenária da CUT
A 11ª Plenária Extraordinária da CUT-BA acontece nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2017, em Salvador. A atividade é uma etapa necessária para a construção da 15ª Plenária Estatutária e Congresso Nacional Extraordinário e Exclusivo da CUT, que serão realizados no período de 28 a 31 de agosto de 2017.