Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

09/06/2017
Caminho da organização e luta Sintsef-BA reafirma defesa dos trabalhadores da EBSERH

09/06/2017 – Em um desdobramento dos pontos aprovados coletivamente em sua última reunião de direção, realizada ontem em Salvador, o Sintsef-BA decidiu manifestar o seu repúdio às recentes declarações da ex-gestora do Hospital Universitário de Alagoas, Maria de Fátima Siliansky e reafirmar o seu compromisso com a defesa dos trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Em discurso proferido no seminário da Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, realizado no último dia 30/05, Maria de Fátima afirmou que “se a gente extinguir a Ebserh, o que é que vai acontecer nesse país? Nada! A gente deve modificar aquilo que não deu certo”. Por conta das declarações, a gestora foi exonerada do cargo.

            Se o cenário político-econômico nos oprime, é preciso clareza e objetividade diante da pressão para não perder o rumo. O papel do Sintsef-BA, enquanto sindicato, é defender os trabalhadores, independentemente de outras discussões de fundo, como essa da gestão dos Hospitais Universitários. Por isso, não compactuamos com qualquer iniciativa que ameace o emprego e o futuro de milhares de trabalhadores da EBSERH em todo o país ou que os exponham ainda mais a um cotidiano de opressão e assédio nas relações de trabalho.

            O Sintsef-BA segue a mesma orientação política defendida pela CUT e CONDSEF: fortalecer a organização e solidariedade enquanto classe trabalhadora. Por isso – para não deixar os trabalhadores desamparados, sem defesa contra os patrões na hora da luta para ampliar direitos – não recuou em participar das mesas de negociação dos acordos coletivos de trabalho da empresa, integrando a Comissão Nacional de Negociação dos Empregados.

            Para o Sintsef, contribuir com a defesa dos direitos dos empregados da EBSERH, nacionalmente ou nos estados, nos faz caminhar defendendo constantemente os princípios acima abordados. A concepção de sindicato geral também sai fortalecida nessa empreitada de organizar um setor com tantas complexidades e interesses diferenciados, muitas vezes contraditórios, como é a base de trabalhadores da EBSERH. Mas continuaremos em marcha, pois, mais do que nunca, com tantos ataques à classe trabalhadora, com tanto retrocesso de valores e de políticas de inclusão social, entendemos que a adesão ao sindicato é ainda o melhor caminho a ser seguido. Nunca é demais lembrar: unidos somos mais fortes!

Forró do Fora Temer

Trio pé de serra, licor, amendoim e, claro, muita mobilização. Assim será o Forró do Fora Temer, promovido pelo Sintsef-BA, que acontece logo mais às 18h, na sede do sindicato, em Salvador. A ideia é resgatar o espírito dos antigos e tradicionais festejos juninos do sindicato, que reuniam e animavam os filiados em meio aos tempos de cenários políticos difíceis que sempre maracaram a trajetória de lutas dos trabalhadores do serviço público federal. Com as proximidades das festas juninas e sabendo que os trabalhadores não dispensam um bom forró, o sindicato resolveu unir a festa e a luta para destacar, de uma outra forma, mas sem perder a gravidade que o momento exige, a importância da unidade e da luta por democracia e eleições diretas para o país. Os ataques à classe trabalhadora praticados pelo governo ilegítimo de Michel Temer foram denunciados à Organização Internacional do Trabalho (OIT), que realiza, desde segunda, 5 de junho, sua Conferência Internacional do Trabalho, em Bruxelas, na Bélgica. O cardápio terá bebidas e comidas típicas. O arrasta-pé vai rolar até as 22 horas da sexta, numa festa que promete entrar para a história da categoria. Junte-se a nós pois a luta também se faz com alegria e confraternização.