Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

05/06/2017
Debates - Em reuniões nesta terça, Sintsef promove importantes discussões com sua base

05/06/2017 – Nesta terça-feira, 06 de junho, o Sintsef-BA promove duas importantes reuniões em sua sede para discutir e mobilizar sua base em torno de questões urgentes que envolvem a categoria. A primeira delas, às 8h30, reunirá trabalhadores e um representante da direção regional do Capesaúde (plano de autogestão dos trabalhadores do setor). O encontro está previsto para as 8h30, sede do Sintsef-BA, em Salvador, e terá como pontos de pauta o Plano de Saúde Capesaúde e a rede credenciada.

      Desde 2016, o Sintsef-BA cobra na justiça a suspensão das cobranças relativas ao Programa de Saneamento Financeiro da Capesaúde. O programa, cujas cobranças já começaram a chegar em novembro do ano passado, foi imposto pela operadora com o aval da Agência Nacional de Saúde (ANS), sem prévia discussão com a parte mais interessada: os associados. A luta do Sintsef contra os reajustes abusivos das operadoras de planos de saúde é incessante. Em março deste ano, o esforço da assessoria jurídica do sindicato garantiu, em decisão liminar da 10ª Vara de Relações de Consumo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que a GEAP Autogestão em Saúde suspendesse a cobrança dos reajustes que superam os previstos e quantificados de forma expressa no contrato.

         Às 14h, também em sua sede, em Salvador, o sindicato terá uma reunião com lideranças a fim de articular a mobilização contra reformas do governo Temer. As principais centrais sindicais brasileiras definiram o dia 30 de junho como data indicativa para a próxima greve geral contra as reformas trabalhista e previdenciária. Além da Central Única dos Trabalhadores (CUT),  referendaram a decisão a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, CSP-Conlutas, Intersindical, A Pública e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

     A Coordenação de Assuntos de Aposentadoria e Previdência do Sintsef-BA está convocando as duas atividades. Leonidia Fernandes, responsável pela pasta, destaca que as centrais também deliberaram que no dia 20 de junho será realizado um dia nacional de mobilização contra as reformas e em preparação para a greve geral. A ideia é realizar atos em todos os estados brasileiros como estratégia de mobilização dos trabalhadores e pressão aos parlamentares.

 

GACEN

Faltando pouco para perder a validade, a Medida Provisória (MP) 765/2016, que concede reajustes a algumas categorias do funcionalismo federal, foi aprovada nesta quinta-feira, dia 1º de junho, no Senado Federal. Entre os setores contemplados com a MP estão os servidores da área de saúde que tinham sido excluídos da Gacen, no momento da aposentadoria ou que já estão aposentados. A medida é fruto de acordos firmados com o Executivo em 2015, mas que até agora o governo não tinha enviado Projeto de Lei que tratasse do assunto para o Congresso Nacional. Passados quase dois anos da assinatura do acordo, a reivindicação só seguiu para votação do Congresso por conta da pressão da Condsef/Fenadsef. Com a aprovação da MP, os servidores que têm direito à Gacen poderão levar o benefício integral para a aposentadoria. A matéria seguiu para a sanção do Executivo. (Condsef)

 

Forró

O Sintsef-BA realiza, na sexta-feira, 09/06, a partir das 18h, em sua sede, em Salvador, o Forró do Fora Temer. Além de muita música, lazer e diversão, o evento também buscará ampliar a unidade na base, através da confraternização e reencontro com os amigos.