Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

31/05/2017
Organização e luta - Fórum Nacional dos Servidores Federais reúne-se nesta quarta, 31

31/05/2017 – Em fevereiro deste ano, o Fórum Nacional dos Servidores Federais protocolou a pauta da campanha salarial 2017 do funcionalismo federal no Ministério do Planejamento. Passados quase quatro meses, nenhuma reposta do governo. O desdém como o Executivo vem tratando a categoria só confirma a falta de compromisso que esse governo ilegítimo tem com os trabalhadores. Para avaliar o cenário e aprovar uma agende de mobilização, o Fórum tem uma reunião marcada para esta quarta-feira, dia 31 de maio, quando deverá reunir representares das várias categorias dos servidores federais.

            Da parte da Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas, como o Sintsef-BA, a proposta é que as atividades políticas contra as reformas trabalhista e da Previdência tenham continuidade, a exemplo dos protestos nos aeroportos na chegada e partida dos parlamentares em Brasília e a força tarefa no Congresso Nacional para pressionar deputados e senadores a votarem contra as matérias. Além disso, a Condsef orienta seus sindicatos filiados a continuarem realizando reuniões e assembleias nos locais de trabalhos para explicar o quão são prejudiciais para os servidores federais essas reformas, além de denunciar o desmonte do Estado patrocinado pelo governo Temer.

            Na reunião do Fórum também será discutido um calendário conjunto com as centrais sindicais e movimentos sociais na campanha pelas diretas já! Várias atividades já ocorrem no país pedindo eleições diretas no Brasil, como a que ocorreu no Rio de Janeiro, no domingo 28, quando artistas e lideranças políticas participaram de um grande ato público na praia de Copacabana, com a presença de cerca de 150 mil pessoas.

            Nesta segunda, 29, os movimentos sociais lançaram um manifesto favorável a eleições diretas e contendo um plano de emergência para o país. Dentre as propostas defendidas estão democratização do Estado; política de desenvolvimento, emprego e renda; reforma agrária e agricultura familiar; reforma tributária; direitos sociais e trabalhistas; direito à saúde, à educação, à cultura, à moradia; segurança pública; direitos humanos e cidadania; defesa do meio ambiente e política externa soberana. (Fonte: Condsef)

 

CONAB

O Sintsef-BA convoca os trabalhadores da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) na Bahia para participarem de uma ASSEMBLEIA GERAL da categoria nesta sexta-feira, 02 de junho de 2017, às 09h30, em primeira convocação e às 10h em segunda e última convocação. A Assembleia será realizada na sede da CONAB/BA (Av. Antônio Carlos Magalhães nº 3840, Bloco A, Ed. CAPEMI, Pituba, Salvador), nas unidades Armazenadoras, com os cedidos da Codevasf em Bom Jesus da Lapa e PRT de Itabuna e na ocasião será discutida a Pauta:

1) Aprovar a pauta de Reivindicações para ser apresentada à Conab, a fim de celebração do Acordo Coletivo de Trabalho/ACT 2017/2018;

2) Delegar poderes à Comissão Nacional de Negociação eleita na plenária da FENADSEF de 13.05.2017 para negociar as Cláusulas e condições do Acordo Coletivo de Trabalho/ACT – 2017/2018 (que terá a vigência de 01.09.2017 a 31.08.2018);

3) Aprovar a instalação em caráter permanente das assembleias de trabalhadores enquanto perdurarem as negociações;

4) Autorizar a FENADSEF, devidamente registrada no MTE sob nº 46206.009969/2015-25, a representar as entidades sindicais e negociar em nome da categoria do s trabalhadores da CONAB o Acordo Coletivo de Trabalho/ACT – 2017/2018 da CONAB;

5) Autorizar em caso de impasse total ou parcial das negociações com a Conab acerca do ACT 2017/2018, o ingresso de dissídio coletivo ou quaisquer outras medidas judiciais em defesa dos direitos e interesses dos empregados da CONAB.