Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

30/05/2017
Saúde da mulher - Evento debateu contribuição das mulheres cutistas à Conferencia Estadual

30/05/2017 – O Sintsef-BA participou, no último sábado, em Salvador, da 1ª Conferência Livre de Saúde das Mulheres CUTistas. A atividade integrou o calendário de uma série de eventos preparatórios que antecedem a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia (CESMuBahia), que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de junho, que, por sua vez, também é uma etapa da 2ª Conferência Nacional, que será realizada em agosto.

            O objetivo é possibilitar a livre e ampla manifestação de todos os setores e forças sociais, de alguma forma ligados à questão saúde e trabalho. O Sintsef-BA, através da representação do Núcleo Nordeste, também participa da etapa Macrorregional Centro Leste em Feira de Santana, que acontece entre hoje e amanhã em Feira de Santana.

            O tema central de todas as etapas preparatórias é o mesmo que norteará a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres: “Desafios para a Integralidade com Equidade”. Aprofundar o debate sobre este tema é também o propósito da etapa Estadual, que visa, entre outros pontos, traçar diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, sexismo e misoginia por meio de políticas públicas.

            O agravamento da crise política, com a possibilidade de rearticulação do golpe, inevitavelmente também complementam a pauta. Os golpistas se rearticulam em estratégias para seguir adiante com o projeto de desmonte do Estado e essa conjuntura sinaliza a importância de ampliar a mobilização, com o engajamento das mulheres, dos movimentos sociais de mulheres e de parceiras (os) com a agenda de resistência e de lutas contra qualquer retrocesso, na cultura e na política, pela igualdade de gênero.

            As Conferências reafirmam também a luta contra o congelamento de recursos públicos por 20 anos e contra a privatização do SUS, que ferem a Constituição da República Federativa do Brasil (CF 1988) e a democracia, criando um cenário de ruptura institucional da agenda de construção solidária do acesso das mulheres à saúde integral equânime, como direito de cidadania. 

 

Greve geral

A CUT e as demais centrais sindicais decidiram, em reunião nesta segunda-feira (29), realizar uma nova Greve Geral, contra as reformas e o governo Temer, no final de junho, em data a ser definida. Como referência, foi indicado o período de 26 e 30 do mês que vem. Embora alguns defendam 48 horas, a maioria aparentemente prefere realizar o movimento somente em um dia. A decisão final deve sair na próxima segunda-feira (5), quando os dirigentes voltarão a se reunir, em São Paulo. Eles prometem um movimento mais amplo que o registrado em 28 de abril. Na tarde de ontem, representantes de nove centrais se reuniram na sede da CTB, na região central de São Paulo, para avaliar a marcha a Brasília na semana passada e definir as próximas ações contra as reformas. Para o presidente da UGT, Ricardo Patah, foi "o movimento mais forte e solidário da última década", mesmo com ações de possíveis infiltrados durante o ato na capital federal. "Não podemos perder esse foco", afirmou, ainda antes do final da reunião, referindo-se às reformas da Previdência, na Câmara e trabalhista, no Senado. (Fonte: CUT)

 

Forró

O Sintsef-BA realiza, na sexta-feira, 09/06, a partir das 18h, em sua sede, em Salvador, o Forró do Fora Temer. Além de muita música, lazer e diversão, o evento também buscará ampliar a unidade na base, através da confraternização e reencontro com os amigos. Na segunda-feira, 12/06, em Serrinha-BA, às 20h, no Clube da Sucam, acontece o XI Forró do Funasão, que conta com o apoio do Núcleo Nordeste do sindicato e terá a participação de Dan di Oliveira, Betinho e Sua Gente e Sementes do Forró.