Arquivo de Notícias

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

24/05/2017
27 de maio, em Salvador - CUT realiza 1ª Conferência Livre de Saúde das Mulheres na Bahia

24/05/2017 – Acontece em Salvador, no próximo sábado, 27, no auditório do Sindae-BA, nos Barris, a 1ª Conferência Livre de Saúde das Mulheres CUTistas. O Sintsef-BA estará representado no evento. A Secretaria de Saúde da CUT-BA, junto com a Secretaria da Mulher, e seus respectivos coletivos, vem mobilizando a população contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo golpista Michel Temer e seus aliados.

            Da mesma forma, as entidades cutistas também se posicionaram contra a aprovação da PEC 241 que congelou por 20 anos os recursos para saúde, educação e segurança pública, por entender que a PEC precariza, ainda mais, as condições de trabalho das mulheres, especialmente negras, e aprofunda desigualdades sociais.

            Em meio a esse cenário de incertezas e desafios, com o país mergulhado em uma crise política gravíssima, a Conferência quer estimular o debate e traçar estratégias de enfrentamento contra o golpe em curso. O evento também é preparatório para a Macroregional de Salvador e Região Metropolitana, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, em Lauro de Freitas, com o tema “Desafios para a Integralidade com Equidade”.

            No início de abril deste ano, mulheres CUTistas de São Paulo definiram as propostas da classe trabalhadora para a 2º Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontece em agosto. A saúde das brasileiras e dos brasileiros está correndo sérios riscos. Políticas aprovadas nacionalmente pelo governo ilegítimo de Michel Temer, como terceirização e a Emenda Constitucional 95 (congelamento dos investimentos do governo por 20 anos), tem impactos diretos na saúde das mulheres trabalhadoras em todos os cantos do país. As mulheres são maioria da população e responsáveis por quase 40% do sustento das famílias.

            Além disso, elas trabalham, em média, 8 horas a mais que os homens por semana, são responsáveis, na maioria dos casos, pelos cuidados da família, ganham menos, estão nas funções mais precárias, ficam mais tempo desempregadas e se deparam com empecilhos para frequentar cursos de qualificação e progredir profissionalmente e tudo isso impacta diretamente na vida e na saúde das mulheres. (Fonte: CUT)

 

Programação da Conferência

8h – Inscrição

 8h30 – Mesa de Abertura

 9h – Mesa 01 – Dra. Letícia Nobre, diretora do Centro de

Estudos da Saúde do Trabalhador (CESAT)

 Tema - O mundo do trabalho e suas consequências

na vida e na saúde das Mulheres

 10h – Intervalo

 11h – Mesa 02 - Fabya Reis, Secretaria Estadual de Promoção

da Igualdade Racial (Sepromi)

 Tema - Políticas Públicas para as Mulheres e

participação social

 12h30 – Almoço

13h30 – Grupos de Trabalho

 15h30 – Escolha de delegadas para a Macroregional de Salvador

e Região Metropolitana de Saúde

Ocupa Brasília

 

Trabalhadores de diversas partes do país estão em Brasília nesse momento realizando o #OcupaBrasília. A Marcha da Classe Trabalhadora será realizada ao longo desta quarta-feira na Capital Federal e em outras cidades brasileiras. Convocada pela  CUT e demais centrais sindicais, que exigem Fora Temer e eleições diretas já, além da retirada imediata das propostas de Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência em tramitação no no Senado e na Câmara dos Deputados. Por conta da participação no ato em Salvador, que sairá do Campo Grande, às 15h, o expediente do Sintsef-BA será encerrado mais cedo hoje.